Toledo – Antigo Fórum Wilson Balão


Imagem: Google Street View

O Fórum Wilson Balão de Toledo-PR foi instalado em 1954, em terreno cedido pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná-MARIPÁ, de Willy Barth.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Fórum Wilson Balão
Localização: R. Almirante Barroso, esquina com R. Sete de Setembro – Toledo-PR
Número do Processo: 02/88
Livro do Tombo: Inscr. Nº 91-II

Descrição: O que justifica que um município seja elevado à categoria de cidade é o fato de ter uma população numerosa que produza uma renda suficiente para manter a máquina pública. Sua implantação começa pelo Legislativo e Executivo e tem seu ápice na conquista da independência do Poder Judiciário em relação a cidade da qual o novo município foi desmembrado.
Toledo, embora colonizada na década de 1940, tem como data natalícia o ano de 1951 quando foi desmembrado do município de Cascavel. No intuito de desenvolver o local favorecendo os investimentos da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná-MARIPÁ, Willy Barth, então dirigente da empresa, consentiu verbalmente que um terreno central fosse utilizado pelo Estado para a instalação do Fórum da Comarca em 1954, quando ocorreu a sua inauguração no governo de Moisés Lupion para ser o primeiro fórum do interior do Paraná. Além disso, foi a primeira edificação do Estado na região, marcando fisicamente sua atuação com a primeira edificação em alvenaria.
O Estado teve acesso ao terreno através de uma concessão verbal mas, somente em 1981, a empresa oficializou em cartório a doação com uma cláusula de retrocesso declarando que quando deixasse de ser utilizado pelo poder legislativo, ele voltaria ao doador que são os descendentes da família Barth.
No ano de 1988 o município construiu uma nova sede para abrigar o Fórum e, como consequência, abriu a possibilidade de o Estado e o município perderem um valioso referencial histórico para a empresa colonizadora quando o edifício, que na época estava muito avariado, deixasse de ter o uso previsto no registro de doação. Houve grande mobilização local para preservar um dos marcos iniciais da cidade. Uma das medidas foi a solicitação do tombamento, pelo Conselho Comunitário de Toledo, e a implantação de um espaço cultural no edifício.
Fonte: CPC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
Oldoni; Feiber


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *