Touros – Casa Residencial


A Casa Residencial, em Touros, foi tombada pela Fundação José Augusto por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.

Governo do Rio Grande do Norte
FJA – Fundação José Augusto
Nome Atribuído: Casa Residencial
Localização: Touros-RN
Data de Tombamento: 22/12/1990

Histórico do município: Em 1501, o rei de Portugal enviou uma esquadra ao litoral potiguar, comandada por Gaspar de Lemos, com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas. O local do desembarque foi na orla marítima de Touros, mais precisamente, numa área localizada na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel de Touros.
Ao chegarem à região, a primeira providência dos portugueses foi fixar um marco feito em pedra mármore, com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da cruz da ordem dos Cavaleiros de Cristo, a cruz de malta. Os portugueses tinham o costume de conduzir esses marcos para demarcarem as novas terras conquistadas. Mas apesar da presença inicial dos portugueses no território, a povoação não chegou a se tornar uma realidade inicialmente.
O segundo desembarque de tropas aconteceu em abril de 1638, quando 1.400 homens, chefiados por Luis Barbalho, não conseguiram atingir o objetivo e tiveram de prosseguir em viagem marítima, até chegar à praia dos marcos, no Rio Grande do Norte. As tropas partiram por terra até Salvador, deixando para trás quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia.
No final do século XVIII, a expansão agrícola dos municípios de Extremoz e CearáMirim deu início ao desenvolvimento do território. Durante o período da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, entre 1792 e 1796, a área de Touros experimentou sinais efetivos de crescimento populacional, ao receber um grande número de trabalhadores agrícolas e sertanejos, que fugindo da grande estiagem, instalaram-se na região em busca de terras boas para a criação de gado e para a plantação de lavouras.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *