Treze Tílias – Castelinho Andreas Thaler


Imagem: FCC

O Castelinho Andreas Thaler, em  Treze Tílias-SC, foi tombado provisoriamente por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Castelinho Andreas Thaler
Localização: R. Dr. Basílio C. de Oliveira, n° 109 – Treze Tílias-SC
Patrimônio com tombamento provisório

Descrição: O edifício foi projetado pelo arquiteto Bruno Kracher e, atualmente, abriga o Museu Municipal Andreas Thaler, com acervo de tradições tirolesas.

Trata-se de um bem cultural de significativo valor, tanto histórico quanto arquitetônico, especialmente por estar associado ao fundador da cidade de Treze Tílias, o austríaco Andreas Thaler, que concebeu a arquitetura,  tomando por inspiração estética  a construção austríaca do Colégio Agrícola Rotholz.

O Castelinho apresenta uma arquitetura de linhas austeras, marcada pela presença do torreão na extremidade direita da edificação e suavizada pela presença de varandas dispostas no segundo pavimento, já em uma adaptação ao clima brasileiro. O embasamento da construção é em alvenaria de pedra, diferenciando o porão dos pavimentos superiores. A platibanda escalonada, ao gosto art déco, confere limpeza dos traços.

Destacam-se nas fachadas as esquadrias em veneziana articulada, com pintura bicolor, que particularizam ainda mais a sua arquitetura.  Emoldurando a edificação, há um vasto jardim gramado com algumas árvores de porte.
Fonte: FCC.

Histórico do município: Treze Tílias foi fundada em 13 de outubro de 1933, quando o então Ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, trouxe para a região o primeiro grupo de imigrantes austríacos. Decidido a fazer um programa de colonização para contornar a grave crise econômica que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, encontrou aqui as terras apropriadas e fundou a “Colônia Austríaca Dreizehnlinden”. Vários grupos, na maioria originários do Estado do Tirol, na Áustria, juntaram-se a estes pioneiros nos anos seguintes, formando na nova terra, uma próspera comunidade. O nome Dreizehnlinden, traduzido para o português “Treze Tílias”, foi escolhido pelo fundador , inspirado no poema “Die Dreizehnlinden”, de Wilhelm Weber. A Tília é uma árvore originária do hemisfério norte que, no entanto, foi aclamada e pode ser encontrada no município.

Treze Tílias é conhecida como “O Tirol Brasileiro” devido aos valores culturais e artísticos que foram trazidos pelos imigrantes austríacos e cultivados por seus descendentes. Com eles veio também a arte da escultura em madeira, que aqui se desenvolveu, formando um polo artístico no Brasil e exterior. O artesanato também é bastante expressivo e pode ser encontrado nas casas comerciais. Além de vários pontos de visitação, a cidade dispõe de uma ampla infraestrutura hoteleira e gastronômica, onde o visitante pode encontrar conforto, bom atendimento, apresentações folclóricas e culturais. A arquitetura típica dos Alpes, o idioma, a gastronomia, a música, a cultura e o folclore fazem de Treze Tílias uma típica cidade austríaca em pleno território brasileiro.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *