Trindade – Santuário Matriz do Divino Pai Eterno


Imagem: Josue Marinho

O Santuário Matriz do Divino Pai Eterno tem relação direta com a romaria anual de 2,5 milhões de devotos. A primeira construção é de 1843.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Santuário Matriz do Divino Pai Eterno
Localização: Trindade-GO
Número do Processo: 1656-T-2012
Livro do Tombo Histórico: Inscr. em 11/2015
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/1985, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A igreja materializa a ocupação do interior do país, em que pessoas simples, amparadas em sua fé e movidas por um ideal comum, migram, instalam-se em uma porção de terra e sacralizam o que então era um lugar comum. A construção tem relação direta com a romaria de cerca de 2,5 milhões de devotos que acontece anualmente à cidade e, desde sua primeira construção, em 1843, é polo dinamizador dessas expressões culturais, sendo um componente referencial do evento.
As romarias à Trindade tiveram início em 1840 após a descoberta de uma pequena medalha de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. A partir daí, famílias de amigos e vizinhos começaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno.
Por alguns anos, a devoção foi praticada naquele ambiente familiar, entretanto, com o crescimento do número de devotos, foi construída por volta de 1843 uma pequena capela coberta de folhas de buriti, para que o público tivesse acesso permanente à relíquia. Tempos depois, em 1866, com as esmolas dos fiéis, foi possível erguer uma capela maior e encomendar ao escultor Veiga Valle a imagem da Santíssima Trindade. O crescente fluxo de romeiros justificou a construção de uma nova Igreja. Em 1911, um dia após a festa, iniciaram as obras no edifício, que foi reinaugurado no ano seguinte, durante a romaria. É este último templo, também conhecido como Santuário Velho, objeto do processo de tombamento.
Fonte: Iphan.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Santuário do Divino Pai Eterno
Localização: Praça do Santuário, nº 238 – Centro – Trindade-GO
Resolução de Tombamento: Lei nº 8.915, de 1980

Descrição: Santuário Basílica do Divino Pai Eterno teve uma devoção iniciada por volta de 1840.
A primeira capela foi construída em 1843. Com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas, até que em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz, sede da Paróquia do Divino Pai Eterno.
No centenário da Romaria, em 1943, o arcebispo de Goiás, na época Dom Emanuel Gomes de Oliveira, lançou a pedra fundamental do atual Santuário.
Em 1955, apesar de todos os esforços, a obra ainda não havia saído dos alicerces.
Em 1957, com a criação e instalação da Arquidiocese de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos apresentou um projeto para a construção.
A partir de 1974, as novenas e a Festa do Divino Pai Eterno já eram realizadas no local.
Em 1994, com ajuda dos romeiros e devotos, o Templo foi reformado.
A Romaria ganhou força e também o reconhecimento da Casa do Pai.
Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI, atendendo a um pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz C.P., concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário. Em 18 de novembro do mesmo ano, foi feita a instalação da Sacrossanta Basílica, a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
No aniversário de 100 anos, em 2012, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2013, recebeu um novo tombamento, dessa vez como Patrimônio Cultural Material do Brasil.
Em 2011, foi iniciado o processo para a construção da Nova e Definitiva Casa do Pai, para melhor acolher os devotos. As obras começaram em 2012 e seguem com apoio dos fiéis do Santuário.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
IBGE
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.