Triunfo – Casa Natal de Bento Gonçalves


Imagem: Prefeitura

A Casa Natal de Bento Gonçalves, em Triunfo-RS, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa natal de Bento Gonçalves
Localização: Praça Bento Gonçalves, nº 49 – Triunfo – RS
Número do Processo: 94-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 129, de 08/06/1940
Uso Atual: Museu Municipal Bento Gonçalves

Descrição: A casa onde nasceu Bento Gonçalves foi construída por seu avô, depois de 1754, na cidade de Bom Jesus do Triunfo, fundada por colonos açorianos, às margens do Rio Jacuí, entre 1754 e 1755.
É uma pequena casa térrea, tipicamente luso brasileira, com porta e corredor central e duas janelas laterais. A cobertura, em duas águas, é feita com telhas cerâmicas, do tipo capa e canal, e a platibanda, com pinhas, provavelmente é de época posterior. Hoje, nela está instalado o Museu Municipal Bento Gonçalves.
Bento Gonçalves da Silva nasceu em 1788, na Estância de Piedade, em Triunfo. Participou das campanhas contra a independência das Províncias do Rio da Prata em relação à Espanha e contra a libertação da Banda Oriental do Uruguai, que havia sido anexada ao Brasil. Líder da Guerra dos Farrapos (1835-1845), comandou a ocupação de Rio Grande e de Porto Alegre, e foi o Presidente da República Rio-Grandense, proclamada pelos farrapos em 1836. No combate da ilha do Fanfa, no Rio Jacuí, foi capturado e levado, como prisioneiro, para o Forte do Mar, na Bahia. De lá fugiu e voltou a dirigir a Guerra dos Farrapos até 1844, quando afastou-se da presidência, recolhendo-se a sua propriedade, em Camaquã. Faleceu em 1847.
Fonte: Iphan.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *