Tumiritinga – Conjunto Paisagístico da Praia do Jaó


Fonte: Prefeitura Municipal

O Conjunto Paisagístico da Praia do Jaó foi tombado pela Prefeitura Municipal de Tumiritinga-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Tumiritinga-MG
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico da Praia do Jaó (11,78 ha)
Localização: Proximidades da Praça Silvio Perez Vidal – Centro – Tumiritinga-MG

Descrição: O conjunto Paisagístico foi tombado no ano de 2006 pelo IPHAN (Instituto Estadual de Proteção ao Patrimônio Cultural de Minas Gerais) o tombamento faz parte da preservação e conservação do atrativo, cuja a função é atrair turistas para este local. A atual Prainha do Jaó fica situada ás margens do Rio Doce, onde havia uma pequena Cachoeira de Águas Claras, nome dado a antiga Cachoeirinha hoje atual Tumiritinga. É uns dos maiores atrativos da região, opção de lazer e turismo, tanto para os moradores da cidade quanto os visitantes da região, que vem a a procura de diversão e lazer neste local.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: Até 1910, a região onde hoje se encontra a sede do município era área de pastos da fazenda do Coronel Xandoca, Município de Tarumirim. Em 1911, com a construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas, estabeleceu-se aí uma parada. Trabalhadores da ferrovia em construção fixaram-se em torno deste núcleo, que recebeu o nome de ‘Parada da Cachoeirinha’, devido à existência de pequena queda do rio Doce, nas proximidades.
Além dos trabalhadores da ferrovia, alguns agregados do fazendeiro (antigo proprietário dos terrenos) e outras famílias vindas da localidade de Queiroga (atualmente Itanhomi) começaram a procurar Cachoeirinha para suas compras, onde já se estabelecera um Sr. Romero, com comércio de gêneros e tecidos grosseiros. Em 1922, aproximadamente, 65 famílias já residiam no local, que já contava com 3 estabelecimentos comerciais.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.