Uberaba – Igreja de Santa Rita


Imagem: Prefeitura Municipal

A Igreja de Santa Rita, em Uberaba-MG, foi construída em 1854 por Cândido Justiniano de Lima, em cumprimento a promessa para curar-se do alcoolismo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Santa Rita
Localização: Uberaba-MG
Número do Processo: 187-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 275, de 22/12/1939
Uso Atual: Museu de Arte Sacra de Uberaba

Descrição: A única informação existente sobre a Igreja de Santa Rita é fornecida pelo historiador uberabense, Gabriel Toti, que, segundo o mesmo, a igreja foi construída em 1854 por Cândido Justiniano de Lima, agente dos Correios de Uberaba e procurador da Câmara Municipal, em cumprimento a uma promessa que fizera para curar-se do vício do alcoolismo. Tombada pelo IPHAN em 1939, a edificação foi reconstruída em 1941 pelo Coronel Antônio Zeferino dos Santos. Trata-se de uma construção sustentada por colunas em madeira, com fachada simples, portada com ombreiras e porta em duas folhas almofadadas. No frontão encontram-se três janelas rasgadas, com ombreiras e guarda-corpo. de madeira trabalhada, vãos em verga curva. Sob o ângulo do frontão, óculo quadrilobado. Acima do ângulo, cruz simples sobre pedestal. Ladeando o corpo central, duas torres sineiras, das quais apenas a da direita possui sino. As torre são pesadas, de base quadrangular e proporção atarracada. São cobertas com telhados piramidais baixos, encimados por grimpas e cruzes. O corpo das torres apresenta no nível do coro janela idêntica às do corpo central. O interior é bastante simples, com colunas e arco-cruzeiro em madeira. O coro possui balaustrada de madeira. Separando o altar-mor do corpo da nave, gradil de ferro batido trabalhado. O altar-mor é composto por duas colunas trabalhadas e uma tarja também trabalhada. Ladeando o altar-mor, duas portas que dão acesso à sacristia. Texto extraído de: CARRAZZONI, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados. 1980. SOUZA, Wladimir Alves de. Guia dos Bens Tombados. Minas Gerais. 1984.
Observações:
O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

MAQUETE VOLUMÉTRICA:

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Prefeitura
Wikipedia
Globo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *