Umbuzeiro – Antiga Estação Experimental João Pessoa


Imagem: EMEPA

A Antiga Estação Experimental João Pessoa, em Umbuzeiro-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Conjunto de área de 277ha que compreende a Antiga Estação Experimental João Pessoa, atual Estação de Monta, em cujo entorno está inseridos Bens Imóveis e Ambientais
Localização: Umbuzeiro-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 23.011, de 07/05/2002

Descrição: A atual Estação Experimental “João Pessoa”, no Município de Umbuzeiro, foi concebida como Estação modelo. Suas formas arquitetônicas e infraestrutura, tornaram-na sem similar na região. Arquitetonicamente, ela obedeceu formas neoclássicas, modelo usado pelo Ministério da Agricultura em alguns estabelecimentos no Sul e Sudeste do Pais.

Impressiona pela sua beleza arquitetônica e sua constituição ter se processado em encostas, em blocos separados, o que lhe dá uma visão especial e singular. Todo esse conjunto, passados mais de 80 anos de sua construção se mantém inalterado e bem conservado. AEmepa, ao assumir a responsabilidade pela condução desse estabelcimento, nótável pela seleção da raça Gir para leite, não descuidou de se preocupar com a sua conservação e preservação. Por isso, encaminhou requerimento ao Instituto Histórico e Artístico da Paraíba para seu tombamento como patrimônio histórico do Estado. Em 07 de maio de 2002, o Decreto Nº 23.011, do Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais – CONPEC declara o tombamento da Estação, suas edificações e da árvore nativa secular “Jurema Branca”.
Fonte: EMEPA.

Histórico do município: A história do território do município de Umbuzeiro tem seus primórdios na historiografia paraibana quando das primeiras expedições pelo Rio Paraíbaà procura de restabelecer os contatos entre as regiões sertanejas e a capital da então Capitania da Parahyba, visto que, grande parte das relações do sertão paraibano davam-se com Pernambuco. Todavia as primeiras medidas no sentido colonizatório só se deram a partir de 1713com a Concessão da sesmaria de Marcos de Castro Rocha. Sesmaria essa, que viria posteriormente formar a a Fazenda Marcos de Castro de Matinadas, que Passaria no século XIX a posse do Cel. José da Silva Pessoa e seus descendentes em linha reta, posteriormente a fazenda teve seu nome alterado para Fazenda Prosperidade de Umbuzeiro, em face da mudança da sede para propriedade para as proximidades do lugar onde hoje está edificada a cidade.

A partir de meados do século XIX, com o grande desenvolvimento algodoeiro da região de Campina Grande, Umbuzeiro tona-se ponto de parada e descanso dos tropeiros que seguiam a caminho de Recife, afim de escoarem a produção de Algodão pelo Porto do Recife. Nesse contexto algumas pessoas atraídas pelo comércio construíram as pequenas casas no local confiantes que os tropeiros poderiam ser um bom negócio. E por volta de 1870 se construía a primeira Igreja da localidade em honra a Nossa Senhora do Livramento, com a ajuda do Padre Ibiapina, grande propulsor das obras religiosas pelo interior do nordeste. A referida Igreja era parte da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra de Natuba, esta extinta em 21 de outubro de 1902, quando da transferência da sede da paroquial para a Vila de Umbuzeiro, formando assim, a atual Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, instalada em 27 de outubro de 1902.

Em 2 de maio de 1890, pelo Decreto nº 15 do Governo Provisório do Estado da Parahyba do Norte foi criado o município de Umbuzeiro, com sede na Vila de mesmo nome e com território desmembrado do então município do Ingá, cabe ressaltar que era então secretário do governo provisório o grande jurista e filho da terra, o Dr. Epitácio Pessoa. Sendo formado pela Vila de Umbuzeiro e pelas localidades da Barra de Natuba, Mata Virgem, Aroeiras, Pedro Velho, Aguapaba, Natuba, Matinadas, Oratório, Pirauá, entre outras localidades.

Tendo em 1892 a sede municipal transferida para a Vila da Barra de Natuba, situada no encontro do Rio Paraíbacom o Riacho de Natuba, ato esse, revogado em 1904, com a volta da sede municipal para Umbuzeiro, face a completa decadência e falta de estrutura na Barra. Hoje a antiga Vila da Barra de Natuba é uma fazenda no município de Natuba.

Em 1938 é elevado a condição de cidade, status esse que mantém até hoje.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
EMEPA


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.