União dos Palmares – Serra da Barriga


Imagem: Ministério da Cultura

A Serra da Barriga, em União dos Palmares-AL, começou a constituir-se em 1630, durante o período de lutas contra os holandeses e da economia canavieira.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Serra da Barriga
Localização: União dos Palmares-AL
Número do Processo: 1069-T-1982
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 02/1986
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 02/1986

Descrição: Localizada no município de União dos Palmares, foi inscrita no Livro do Tombo Arqueológico, Etnografico e Histórico, em 1986. Entre os séculos XVII e XVIII, negros, brancos e índios organizaram a República dos Palmares. Começou a constituir-se em 1630, durante o período de lutas contra os holandeses e da economia canavieira. No século XVIII, estabeleceu-se na Serra da Barriga o Quilombo dos Macacos, sede do Quilombo dos Palmares. O governador eleito e vitalício, Zumbi, e seu comando superior residiam na capital, a Cidade Real dos Macacos, atual União dos Palmares. A população total chegou a 30.000 pessoas, agrupadas em povoados. Em torno de cada um deles existia uma área de agricultura e pecuária onde todos trabalhavam. Não podendo lutar contra o Exército e suas armas bélicas, os quilombolas palmarinos foram exterminados em 14 de maio de 1697. Ainda se conservam, nas proximidades da Serra, as últimas pedras das trincheiras onde se abrigaram durante a luta.
Fonte: Iphan.

Mercosul – Mercado Comum do Sul
Nome atribuído: Serra da Barriga (AL), Região do Quilombo dos Palmares
Localização: União dos Palmares-AL
Dossiê da Serra da Barriga (AL), Região do Quilombo dos Palmares

Descrição: A Serra da Barriga – Patrimônio Cultural Brasileiro inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, desde 1986 – recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul em maio de 2017. Localizada no município de União dos Palmares, Zona da Mata do Estado de Alagoas, a Serra abrange uma área de aproximadamente 27,92km².
No século XVIII, estabeleceu-se na Serra da Barriga, no Quilombo dos Macacos, a sede do Quilombo dos Palmares. Na paisagem natural e edificada, observam-se, ainda, grande quantidade de palmeiras que, segundo historiadores, deram origem ao nome Palmares. Entre as características da Serra da Barriga estão as nascentes que alimentam um açude e uma lagoa. Esta última, denominada Lagoa dos Negros, é um dos lugares sagrados da Serra, onde os religiosos de matriz africana realizam rituais.
O Quilombo dos Palmares representa um marco na luta dos escravos no Brasil. Tal processo diz respeito aos ancestrais africanos que se manifestam nas formas imateriais de suas religiões, seus deuses, mitos, objetos sagrados de cultos, artefatos de uso cotidiano, alimentos, expressões culturais e alguns espaços geográficos mantidos por seus descendentes como locais sagrados ou de preservação da história das pessoas negras trazidas da África.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Patrimônio Arqueológico Alagoano
site da instituição
Dossiê da Candidatura
wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.