Valinhos – Antiga Fábrica da Companhia Gessy Industrial


A Antiga Fábrica da Companhia Gessy Industrial, em Valinhos-SP, foi uma das empresas pioneiras na fabricação de produtos de limpeza e de cosméticos no Brasil.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico 
Nome atribuído: Edifícios da Antiga Fábrica da Companhia Gessy Industrial
Localização: R. Campos Salles, n° 20 – Valinhos-SP
Decreto de Tombamento: Resolução SC – 128, de 19-12-2016

Descrição: A multinacional Unilever celebrou 120 anos de existência em Valinhos no último dia 28 de outubro em evento que reuniu seus funcionários no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini com cinema ao ar livre, distribuição de sorvetes e atividades em família.
Segundo o livro “Gessy Lever: história e histórias de intimidade com o consumidor brasileiro”, de 2001, a empresa foi fundada em 1884, em uma cidadezinha inglesa chamada Lever Brothers. Começou vendendo sabão por peso, cortado diante do cliente.
Em Valinhos, em 1897, um empreendedor comprou uma pequena fábrica de sabão e fundou a José Milani & Cia. Com um tacho de cobre e produção mensal de cem quilos, a empresa cresceu e, em 1932, alterou o nome para Companhia Gessy Industrial.Em junho de 1960, a Unilever adquiriu a Gessy e criou as Indústrias Gessy Lever.
É grande a lista de marcas famosas pertencentes à Unilever: Gessy, sabonete Lux, Rexona, Signal, Atkinsons, shampoo Seda, Minerva, Rinso, Omo, maionese Hellmann’s, Cica, Doriana, Becel, Claybom, Maizena, Kibon, Lipton Ice Tea.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Considerando que a Gessy foi uma das empresas pioneiras na fabricação de produtos de limpeza e de cosméticos no Brasil, tornando-se uma das mais importantes do ramo, cuja produção teve repercussão também nos hábitos de consumo no país.
Considerando que teve relevante papel na constituição do parque industrial paulista.
Considerando que é exemplo representativo de sucessivas e distintas formas de administração e gestão na disputa pelo mercado, que repercute na estruturação do complexo: de produção artesanal, passa a empresa familiar de capital nacional que assume grande porte, para depois se transformar em Sociedade Anônima até ser incorporada por uma grande multinacional.
Considerando que a Gessy está presente no imaginário social e afetivo e no cotidiano dos consumidores brasileiros e em especial, de seus antigos trabalhadores, desempenhando significativo papel simbólico.
Considerando que os edifícios elencados estão erigidos sobre terreno onde a empresa (hoje UNILEVER) estava instalada originariamente, tendo relevante papel como referencial espacial e na conformação da paisagem da cidade.
Considerando que os edifícios elencados, remanescentes de uma fase intermediária e de expansão na história da empresa, são testemunhos representativos de sucessivas etapas de ampliação e diversificação da produção, com distintas soluções arquitetônicas para atender às alterações das atividades produtivas.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: I. Perímetro: Polígono de formato irregular, que nos logradouros públicas corre pelo meio-fio das vias, conformado pelos seguintes limites: Inicia na esquina norte da Rua Campos Salles com a Rua XV de Novembro, no sentido leste; segue até a extremidade leste da fachada da antiga Fábrica de Sabão e Sabonetes a– Edifício 2 – atual Setor de Laboratórios; deflete a norte neste ponto, e segue junto à face leste do referido edifício, tangenciando a face leste da torre da Caixa D’água, até atingir em linha reta o encontro com a rua interna da Fábrica; deflete a noroeste neste ponto e segue na projeção em linha reta da face nordeste do “Prédio 12” da UNILEVER; deflete a sudoeste e segue junto à projeção em linha reta da face noroeste da antiga Administração Geral e Laboratório de Análises – Edifício 13 – atual Administração e Ambulatório do Edifício; segue até a Rua Campos Salles, onde deflete a sudeste; segue até a esquina, onde encontra o ponto inicial, conformando-se o perímetro;
II. Antigo Armazém de Materiais da Fábrica de Sabão e Sabonetes – Edifício 1 – atual Portaria Social e Setor de Laboratórios, situado na esquina da Rua Campos Salles e Rua XV de Novembro;
III. Antiga Fábrica de Sabão e Sabonetes – Edifício 2 – atual Setor de Laboratórios, situado à Rua XV de Novembro, a nordeste do Edifício 1;
IV. Antiga Administração Geral e Laboratório de Análises – Edifício 13 –, atual Administração e Ambulatório, situado à Rua Campos Salles, a noroeste da Portaria;
V. Portaria, situada à Rua Campos Salles, entre o Edifício 1 (a sudeste) e o Edifício 13 (a noroeste);
VI. Caixa D’água, situado no interior da Fábrica, a norte do Edifício 2, na extremidade leste do perímetro de proteção;
VII. Rua interna da Fábrica, antiga Rua Francisco Glicério.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Bruna Carolina Nascimento Ribeiro
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *