Vera – Capela Padre Antonio – Igreja de São Judas Tadeu


Imagem: Governo do Estado

A Capela Padre Antonio – Igreja de São Judas Tadeu, na cidade de Vera-MT, foi tombada por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Capela Padre Antonio – Igreja de São Judas Tadeu
Localização: Av. Pe. Antonio, n° 639 – Vera-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 013/2013, de 26/3/2013

Histórico do município: A denominação Vera surgiu para, homenagear com nomes de mulheres as cidades que fundou o colonizador Ênio Pipino, Santa Carmem e Cláudia, excluindo-se Sinop, que é a sigla da empresa povoadora – Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, e Vera.
Os habitantes primitivos da região do atual município de Vera são os povos indígenas denominados xinguanos, habitantes do Parque Nacional do Xingu. Ainda hoje esses povos habitam na região original. Em 1971, 41 índios do povo beiço-de-pau foram transmigrados da margem esquerda do Rio Arinos para o Parque Nacional do Xingu.
O acesso a Vera supunha heroísmo, pois a BR-163 não tinha chegado ainda à região de Sinop. Fazia-se o percurso partindo de Nobres, passando pelas fazendas Rio Novo e Ubiratã.
Ênio Pipino abriu 80 quilômetros de estradas com o recurso de sua própria colonizadora.
O progresso de Vera correu constante. A Lei n.º 3.755, de 29 de junho de 1976, elevou a povoação a sede de distrito, dentro do território do município de Chapada dos Guimarães. Com a criação do município de Sinop, pela Lei n.º 4.156, de 17 de dezembro de 1979, Vera passou à jurisdição do novo município.
Seguiu-se a luta pela emancipação político-administrativa de Vera. Na campanha pelo município destaque o nome do padre Antonio Heidler, que levantou a primeira igreja de todo os projetos de colonização de Ênio Pipino. A Lei Estadual n.º 5.003, de 13 de maio de 1986, criada pela Bancada do PDS e PMDB na Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Júlio Campos.
[…]
Um marco histórico de Verá é a capelinha, tombada como Patrimônio Histórico de Mato Grosso. Ela situa-se ao lado da igreja Católica São Judas Tadeu. Ainda preserva sua arquitetura toda feita de madeira.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.