Veranópolis – Arcos de Acesso


Imagem: Governo do Estado

Os Arcos de Acesso foram tombados pela Prefeitura Municipal de Veranópolis-RS por sua importância cultural para a cidade.

Secretaria de Turismo e de Cultura de Veranópolis-RS
Nome Atribuído: Arcos de Acesso
Localização: Av. Osvaldo Aranha, entradas sul e norte da cidade – Veranópolis-RS
Resolução de Tombamento: Portaria n° 5219/2013

Descrição: Considerando o valor histórico, artístico e cultural dos dois arcos, sólidos e perenes, erguidos na década de 1950, na Avenida Osvaldo Aranha, nas entra-das sul e norte da cidade, que pela sua importância e grandiosidade, são considerados símbolos identificadores de nosso Município, incluídos entre os principais pontos turísticos do Município; Considerando sua arquitetura, seu revestimento completamente de cristais de rocha e das mais variadas pedras semipreciosas e multicores, com dizeres na sua parte superior “SEJA BEM VINDO AMIGO”, para quem chega e “FELIZ VIAGEM AMIGO”, para quem deixa a cidade, que na época de sua construção tinham a função de delimitar as extremidades da cidade; Considerando o interesse do Município em preservar esses bens de interes-se histórico, artístico e cultural.
Fonte: Decreto de Tombamento.

Descrição: Erguidos nas entradas sul e norte da cidade, na Avenida Osvaldo Aranha, os arcos demarcavam os limites da cidade na década de 1950. Feitos de cimento armado, eles foram revestidos inteiramente de cristais de rochas, pedras variadas e semipreciosas, todas extraídas do subsolo Veranense.
Nos Arcos está escrito “Bem vindo amigo” para quem chega a Veranópolis e “Feliz viagem amigo”, para quem está saindo da cidade.
Na época, os jornais da capital do estado publicaram sua fotografia. Pessoas elogiam a construção. Prefeitos de outras cidades do estado vieram para cá com a intenção de ter uma inspiração para construir em suas cidades.
O cientista Dr. José M. Fuster dirigiu-se a Veranópolis com o único objetivo de analisar a grande variedade de minerais encontrados no subsolo Veranense com o fim de averiguar seu valor científico. O ilustre cientista surpreendeu-se com o grande número de pedras raras mostradas e disse, em sua opinião, que esses Arcos, “são verdadeiros museus geográficos”. São as seguintes as impressões que deixou o Dr.: “[…] As ágatas, calcedônias, quartzos, mentistas, zelitos, e tantas outras variedades de minerais encontrados no subsolo do município estão ali expostas ao ar livre em exemplares de tal perfeição e tal beleza, que seriam invejadas pelos mais célebres museus de ciências naturais de todo mundo.[…] Eu, não duvido que isto será motivo para que o nome de Veranópolis seja conhecido em todo mundo, como um centro famoso pela beleza de seus minerais…”.
Com a ampliação da cidade e ocupação dos espaços urbanos, os arcos não estão mais demarcando os limites da cidade, mas se encontram na região central e simbolizam a prosperidade e longevidade dos Veranenses.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Decorados com pedras de basalto, encontradas na região, foram construídos na década de 1950. Comitivas vindo de outras cidades vinham à Veranópolis para conhecer esta grandiosa obra de arte que delimitavam os extremos da cidade. Localizam-se nos extremos da Avenida Osvaldo Aranha.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *