Veranópolis – Casa da Cultura Frei Rovílio Costa


Imagem: Prefeitura Municipal

A Casa da Cultura Frei Rovílio Costa foi tombada pela Prefeitura Municipal de Veranópolis-RS por sua importância cultural para a cidade.

Secretaria de Turismo e de Cultura de Veranópolis-RS
Nome Atribuído: Casa da Cultura Frei Rovílio Costa
Localização: Trevo da RSC-470, com a Av. Júlio de Castilhos – Veranópolis-RS
Resolução de Tombamento: Portaria n° 5220/2013

Descrição: Considerando que no ano de 2000 o Estado do Rio Grande do Sul comemorou o aniversário de 125 anos da Imigração Italiana, sendo o Município de Veranópolis contemplado com o marco estadual deste evento, ocasião em que foi erguido o Portal Monumento. Considerando que este foi fruto de pesquisa e dedicação de artistas veranenses, que juntamente com técnicos e artesãos buscaram informações com o objetivo de materializar e solidificar um marco representativo da história da colonização e do desenvolvimento de nossa terra, que iniciou com a vinda dos primeiros imigrantes Italianos aqui se instalaram no ano de 1885, oriundos da região do Vêneto-Itália, retratando a trajetória nesta difícil caminhada. Considerando o interesse do Município em preservar esses bens de interes-se histórico, artístico e cultural.
Fonte: Decreto de Tombamento.

Descrição: Retratos da imigração italiana, dos feitos e inventos, do desenvolvimento e das personagens marcantes, a história da Casa da Cultura remonta ao final do século XIX, quando imigrantes italianos residentes no município decidiram fazer a fusão da Confederazione Italiana de Mutuo Soccorso com a Real Casa di Savòia, criando a Società Italiana Principe de Piemonte, fundada em 1894. Esta entidade se instalou na antiga sede da Confederazione, prédio que passou por remodelações e em fins de 1914 teve sua reinauguração. Esta sociedade italiana funcionou até 1937 quando, em meio a política do Estado Novo, deixou de existir. Em seu lugar surgiu a Sociedade Alfredochavense – SOAL, onde aconteceram bailes, carnavais e encontros. No local já funcionou um café onde se reuniram imigrantes, políticos e intelectuais.
Na década de 1990, com a transferência da SOAL para a nova sede, a Prefeitura Municipal, incentivada pelo Centro Cultural, adquiriu o prédio, que passou por restauração. Reabriu como Casa da Cultura nas comemorações do centenário de Veranópolis, em 15/01/1998, e em 2005 o município tombou o local como patrimônio histórico e cultural.
Atualmente, o prédio da Casa da Cultura possui 1,5 mil metros quadrados. O espaço é composto pelo Salão Nobre Silvio Pellico, Sala de Oficinas Matilde Cerveira Cagliari, Museu Municipal, Memorial José Lewgoy, Vila Ricordi, Galeria para exposições fotográficas, entre outras atrações.
Fonte: Prefeitura Municipal.

O Museu: O Museu Histórico de Veranópolis salvaguarda, expõe e procura transmitir um pouco da trajetória dos imigrantes que ajudaram na construção de Veranópolis e região, ao longo dos mais de 110 anos da nossa história. No local, são encontradas coleções de indumentárias, fotografias, objetos pessoais, quadros, acervo sacro, documentos, móveis e utensílios domésticos e de trabalho, que pertenceram aos imigrantes italianos e poloneses nos séc. XIX e XX.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Memorial José Lewgoy: Esse espaço cultural presta homenagem ao veranense que está entre os atores de maior destaque no cenário nacional. Abriga documentos, livros e vários objetos pessoais representativos da trajetória de grande sucesso do ator, tanto na televisão quanto no cinema. Ao visitar o local, é possível conhecer um pouco mais da vida do artista por meio de fotografias, documentos, roupas e postêres de filmes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Vila Ricordi: Construída com a utilização de, aproximadamente, cinco mil palitos de picolé e inúmeros retalhos de madeira, a Vila Ricordi é réplica de uma vila italiana do início do século XX. Projetada e executada pelo artesão veranense Sérgio Marin, a maquete tem o objetivo de retratar alguns aspectos cotidianos da vida dos imigrantes italianos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Galeria Fotográfica: Na galeria de acesso ao Memorial, à Biblioteca e ao Museu, o visitante confere diversas fotografias que remontam parte da história de Veranópolis sempre em consonância com as exposições temáticas realizadas. Atualmente estão expostos retratos concernentes as edições do Serra, Campo e Cantiga.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *