Viçosa – Casa à R. Gomes Barbosa, nº 119


Imagem: Google Street View

A Casa à R. Gomes Barbosa, nº 119 foi tombada pela Prefeitura Municipal de Viçosa-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Viçosa-MG
Nome atribuído: Casa à rua Gomes Barbosa nº 119
Localização: R. Gomes Barbosa, nº 119 – Centro – Viçosa-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 3855/2004

Descrição: A Rua Gomes Barbosa foi aberta paralelamente à Av. Santa Rita, pensada como um eixo de expansão próximo ao cemitério Dom Viçoso. Ambas foram vias planejadas e viabilizadas durante o período da expansão urbana sofrido por Viçosa, a partir da chegada da linha férrea ao centro do município. Tanto as duas avenidas, quanto a Av. Bueno Brandão foram alvo do interesse de famílias ricas para instalarem suas residências.
A casa 119 foi erguida pelo construtor Jacob Lopes de Castro como um presente a seu filho, Jacob Lopes de Castro Filho. Porém, este alugara o imóvel na década de 1920 à professores da ESAV. Em 1945 o imóvel foi vendido para Ulisses da Costa Paiva e herdado por seus filhos após sua morte. Em 2004 foi adquirido pela Incorporadora Eric e Paiva. As paredes da residência eram, até a altura do barrado, ornamentadas com pinturas. Desde sua construção, seu interior foi transformado, mas ainda é possível encontrar parte da repartição original.
A casa 129 pertenceu primeiramente à Amélia Toledo. Esta foi proprietária até o ano de 1940, quando a vendeu para Divino Vitarelli. Em 1970, o imóvel passara pela primeira transformação, recebendo novos cômodos, alterando os afastamentos laterais.
Todavia, o corpo principal da edificação não foi alterado. No ano de 2004, este também foi adquirido pela Incorporadora Eric e Paiva.
Ambas as casas foram uma das primeiras construções erguidas na via recém aberta, na década de 1920. Constituem dois dos poucos exemplares arquitetônicos do estilo Eclético ainda existente na Rua Gomes Barbosa e foram tombadas pelo município pelo seu valor histórico e artístico atribuídos, como referencias arquitetônicas da época.
Em meados do século XX a rua foi rebaixada e isso fez com que as edificações sofressem abalos em suas respectivas estruturas. Posteriormente esse dano foi corrigido e, atualmente, existe um talude contíguo às fachadas, consequente do reparo do nível.
Fonte: Mateus Lacerda da Silva.

Histórico do município: O que existe de positivo sobre os primórdios da história de Viçosa é encontrado em assentamentos eclesiásticos que remontam a 1800. Anteriormente a esse ano, não se tem conhecimento de tradições ou lendas que nos leve a firmar idéia do que seria, já em 1832, a denominada freguesia de Santa Rita do Turvo.
Sabe-se que em princípio de 1800 existia um pequeno povoado que veio a ser o berço da atual cidade de Viçosa, tanto assim que em 8 de março daquele ano, um dos moradores, padre Francisco José da Silva, obtinha permissão de Frei Cipriano, então Bispo de Mariana, para no local erigir uma ermida sob a invocação de Santa Rita, a santa de sua devoção, o que contribuiu para que recebesse o povoado o nome de Santa Rita.
Trazendo inicialmente o lugarejo o topônimo da Ermida, teve depois o seu nome completado com o do rio que o atravessava – o Turvo – passando assim a chamar-se Santa Rita do Turvo, desde então se distinguindo o arraial de outros seus congêneres da Província de Minas.
Acredita-se que a construção da capela tenha sido o agente ou causa do povoamento inicial da futura sede da freguesia de Santa Rita do Turvo. Da primeira penetração do território municipal, nem por tradição se tem notícia, crendo-se que do desbravamento da região resultou a fixação de exploradores no local em que mais tarde pedia o padre Francisco José autorização para construir a Ermida de Santa Rita. Há razões para se crer tenham sido os primeiros moradores da região elementos humanos deslocados de Mariana, Ouro Preto e Piranga, em busca de terras próprias para a agricultura.
Pelos mesmos assentamentos paroquiais, em 1814 ainda existiam na região vestígios do elemento indígena. O distrito de Santa Rita do Turvo foi criado em 1832. O município foi criado em 1871.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Mateus Lacerda da Silva


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *