Viçosa – Casa Arthur Bernardes


Imagem: Iepha

A construção da Casa Arthur Bernardes, em Viçosa-MG, iniciou-se em 1922 e foi concluída em 1926. Obra do engenheiro João Carlos Bello Lisboa.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Casa Arthur Bernardes
Localização: Praça Silviano Brandão, nº 69 – Viçosa-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 29.399, de 21 de abril de 1989
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos

Prefeitura Municipal de Viçosa-MG
Nome atribuído:
Casa de Arthur Bernardes
Localização: Viçosa-MG

Descrição: A construção da edificação iniciou-se em 1922 e foi concluída em 1926, sendo o responsável pela obra o engenheiro João Carlos Bello Lisboa. A casa foi de propriedade do ex-presidente da República, Arthur Bernardes que ocupou o cargo entre 1922 e 1926. Construída em estilo eclético bastante presente nas construções mineiras até a década de 1930, mantém todas as suas características originais, conservando todos os pertences mobiliários e pessoais de Arthur Bernardes.
Fonte: Iepha.

Descrição: Na década de 1910, Dr. Arthur Bernardes, deputado federal nesse período, comprou um casarão na Praça Silviano Brandão que mais tarde seria demolido para que se construísse um novo sobrado. Com uma carreira política bastante movimentada e em ascensão, o mesmo fixou residência no Rio de janeiro, porém visitava constantemente sua cidade natal, Viçosa.
As obras do novo sobrado duraram de 1922 a 1926, sob a responsabilidade do engenheiro e ex-diretor da ESAV, J. C. Bello Lisboa. Em estilo Eclético, os acabamentos foram feitos todos com materiais nobres importados. Desde a morte  o expresidente Dr. Arthur Bernardes, a edificação sofreu duas reformas. Uma em 1971, onde foram retirados os papéis de parede que revestiam suas salas e a pintura antiga substituída, devido ao centenário da cidade; e outra em 2004, onde o teto e o piso foram reformados, mas sem prejuízos significativos aos originais.
O imóvel foi tombado pelo IEPHA e pelo município, em 1988 e 1999 respectivamente. Isso porque além do valor histórico e artístico para a cidade, possui grande importância na história política nacional como representante do estado.
Fonte: Mateus Lacerda da Silva.

Descrição: Na praça Silviano Brandão, 69, Centro de Viçosa-MG, se situa a Casa Arthur Bernardes. Antiga residência do ex-Presidente da República, Dr. Arthur da Silva Bernardes, cidadão viçosense, criador da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV).
Sua Construção em estilo eclético durou o mesmo período de seu mandato como Presidente da República (1922 – 1926) e ficou sob a responsabilidade do engenheiro João Carlos Bello Lisboa. É uma construção sólida, elegante e bem acabada, de dois pavimentos com varandas e uma imponente escadaria de um lance, com guarda-corpo e balaustrada. O Dr. Arthur Bernardes habitou essa casa por pouco tempo, somente por breves períodos de férias, quando trazia sua família para descansar e rever os amigos concidadãos. No entanto, a considerava seu verdadeiro lar.
A casa foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA/MG em 10 de outubro de 1995 e adquirida pela Universidade Federal de Viçosa em 29 de dezembro desse mesmo ano. Finalmente em 26 de agosto de 1996, após algumas providências de conservação, preservação, pintura e montagem, foi inaugurado o memorial Arthur Bernardes, integrado ao complexo da Casa Arthur Bernardes, juntamente com o Centro de Estudos Históricos (sede a ser construída), na administração universitária do Reitor Prof. Antônio Lima Bandeira, com a finalidade de exaltar a memória do Presidente Bernardes, pesquisar e preservar o acervo legado por ele.
O acervo original foi constituído mediante compra pela UFV, além de doações da comunidade e dos familiares do homenageado, tendo grande ênfase em sua coleção iconográfica. O Presidente Bernardes, expoente do nacionalismo brasileiro, desfruta do privilégio de ter seu nome exaltado, sobretudo, pelo emprego de toda a sua energia na defesa da exploração do petróleo, na luta contra a “Itabira Iron”, a qual pretendia o direito de explorar o minério de ferro de nossas jazidas, no combate contra a instalação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, que tinha por objetivo o desmembramento da Amazônia do território brasileiro, e na criação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, hoje Universidade Federal de Viçosa.
A administração do memorial fica a cargo de um conselho consultivo, formado por três funcionários da UFV, três membros da comunidade viçosense e seu presidente, que responde pela coordenação dos trabalhos ali desenvolvidos.
Desde a sua inauguração, a Casa Arthur Bernardes tem promovido intensamente eventos artístico-culturais, na forma de palestras, exposições e seminários, bem como oferecido atendimento a instituições educacionais e culturais, como parte de seu trabalho extensionista, cumprindo a política adotada de eleger aqueles que possam promover o maior intercâmbio cultural entre a UFV e as comunidades municipal e regional.
Fonte: UFV.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Jornalismo UFV.

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
UFV
Mateus Lacerda da Silva
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *