Vila Velha – Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha


Imagem: Juniorzzi

O Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha-ES, formam um complexo histórico de edificações erigidas em diferentes épocas, integradas a um patrimônio natural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha
Localização: R. Vasco Coutinho, Prainha – Vila Velha – ES
Número do Processo: 232-T-1940
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 224, de 21/09/1943
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 290-A, de 21/09/1943
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: É um complexo histórico constituído de edificações erigidas em diferentes épocas, integradas a um patrimônio natural (montanha de 154 metros de altura com vasta vegetação). Entre 1558 e 1570 foram construídas duas ermidas no morro. A primeira ermida, dedicada a São Francisco, foi erguida no espaço plano existente no morro denominado Campinho. A atual capela lá existente é uma reconstrução feita entre 1952 e 1958. A outra ermida teve sus construção realizada no alto do morro, em cima da pedra. Em 1585, após a morte de seu fundador, Frei Pedro Palácios, a Capela de Nossa Senhora é ampliada e reformada pelos moradores. Em 1591, as ermidas e outras benfeitorias existentes e todo o morro foram doados aos Franciscanos pela Governadora Luisa Grimaldi. De 1591 a 1650, nesta época, as romarias já são constantes e construíram-se abrigos para romeiros e “em volta do cimo da rocha havia um muro de resguardo até ao peito para se fazer procissões”. De 1650 a 1659 o Convento foi construído com nove celas para os religiosos da comunidade e duas para hóspedes, com corredores, cozinha e despensa. De 1750 até nossos dias, o Convento da Penha recebe profundas reformas, com ampliação das celas, senzalas e casa para romeiros, remoção total do telhado que foi coberto com telhas novas, além de ter sido substituída, pintada e dourada toda a talha apodrecida.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa
Figueiredo; Lauar; Miceli
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.