Vilhena – Estações Telegráficas de Cuiabá a Porto Velho


Imagem: Iphan

As Estações Telegráficas de Cuiabá a Porto Velho, em Vilhena-RO, foram tombadas por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Prédios das estações telegráficas construídas pela Comissão Estratégica de Linhas Telegráficas de Cuiabá a Porto Velho – Comissão Rondon
Localização: Vilhena-RO
Número do Processo: 1055-T-1981
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 06/2016

Descrição: No início do século XX, a então recém criada República buscava ampliar sua autoridade sobre os confins ainda inexplorados do território nacional. Nesse sentido, destaca-se o papel fundamental exercido pela construção de ferrovias e de linhas telegráficas. Pois enquanto o trem facilitava o trânsito de tropas, pessoas e mercadorias, o telégrafo garantiria a comunicação rápida entre as diversas regiões do país e a Capital Federal, no Rio de Janeiro.
Com a intenção de ampliar ainda mais o alcance das linhas telegráficas federais, Affonso Penna, Presidente da República entre os anos de 1906 e 1909, criou a Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas, também conhecida como “Comissão Rondon”. O objetivo primordial desta comissão era estender uma linha telegráfica entre as cidades de Cuiabá e Porto Velho, às margens do Rio Madeira, atualmente localizadas respectivamente nos estados de Mato Grosso e Rondônia. Com isso, estaria completa a ligação telegráfica do Rio de Janeiro como o estado do Amazonas e a região do Acre, recém adquirida pelo Brasil através do Tratado de Petrópolis, assinado em 1903 e onde se executavam os trabalhos de construção da Ferrovia Madeira-Mamoré.
Fonte: Cesar Machado Domingues, 2010, p. 1.

MAIS INFORMAÇÕES:
Cesar Machado Domingues


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *