Visconde do Rio Branco – Conservatório Estadual de Música Prof. Theodolino José Soares


Imagem: Google Street View

O Conservatório Estadual de Música Prof. Theodolino José Soares foi tombado pela Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco-MG
Nome atribuído: Conservatório Estadual de Música Prof. Theodolino José Soares – rua Raul Soares s/n
Localização: R. Raul Soares, n° 45 – Centro – Visconde do Rio Branco-MG

Descrição: O Conservatório Estadual de Música “Prof. Theodolindo José Soares” de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, foi criado pela Lei 811 de 13 de Dezembro de 1951, tem sido instalado nesta cidade, com a denominação de Conservatório Estadual de Música “Prof. Flausino Vale”, aos 13 de abril de 1953.

Mais tarde, através do Decreto nº 11.404, de 21 de outubro de 1968, passou a denominar – se Conservatório Estadual de Música “Prof. Theodolindo José Soares”. Sua criação aconteceu no governo estadual do Dr. Juscelino Kubsticheck de oliveira, sendo secretário do interior o rio-branquense Dr. Antônio Pedro Braga. Em 1953, foi aprovado o regulamento dos Conservatórios Estaduais de Músicas, cuidadosamente elaborado pelo rio-branquense Maestro Hostílio Soares.

Instalado em sede própria graças ao empenho dos rio-branquenses Diretor Batista Caetano de Almenda Neto e Deputado Roberto Luiz Soares. Seu belo estilo arquitetônico, obra sólida, destaca em preservação e fidelidade às suas características, harmonizando com riqueza de área verde que inspira e proporciona ambiente sintonizado com a educação musical.

Para a consecução de suas metas o Conservatório conta com a competência, talento e dedicação e 26 funcionários e 71 especialistas de ensino que ministram aulas nos cursos de Educação Musical, Técnico de Instrumento e Canto, atendendo o público de Visconde do Rio Branco e cidades vizinhas. Destacamos o Professor Theodolindo José Soares, grande músico, compositor e acatado mestre que exerceu todo o seu trabalho em Visconde do Rio Branco, a quem a cidade muito deve no campo da Arte e da Cultura.
Fonte: Rede social da instituição.

Histórico do município: Os primeiros habitantes do território rio-branquense foram os indígenas Croatos, Cropós e Puris, procedentes do litoral fluminense, das baixadas dos Campos dos Goitacases, onde recebiam a denominação de Goitacás. Esses índios, após a confederação dos Tamoios, nos fins do século XVIII se viram pressionados por tribos inimigas e obrigados a deixar suas aldeias primitivas e partirem em busca de novas terras, ricas em caça, pesca e frutas, distante de selvagens agressivos. O caminho mais fácil e acessível para a fuga foi o curso a margem do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, os rios Pomba e Muriaé. Em seguidas migrações, subiram por esses rios, vindo atingir as margens superiores dos rios Xopotó e Bagres, onde passaram a habitar, dando, assim, origem ao aparecimento de localidade, que paralela ou sucessivamente, foi denominada Xopotó dos Coroados, Aldeamento do Presídio, Aldeia do Presídio, Presídio, São João Batista do Presídio, Presídio, Visconde do Rio Branco, Rio Branco, Paranhos e, finalmente Visconde do Rio Branco.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


2 comments

  1. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA INGRESSAR NO CONSERVATÓRIO. SOU MÚSICO PROFISSIONAL HÁ 35 ANOS , TENDO ESTUDADO VIOLAO ERUDITO EM TATUÍ -SP NA SALA DE EDSON LOPES , MEU CURRÍCULO ÉBE, EXTENSO POIS LECIONO MÚSICA HÁ 30 ANOS E TOQUEI PROFISSIONALMENTE POR 35 ANOS . HJ APENAS LECIONO VIA SKYPE POR CAUSA DA PANDEMIA . HÁ UM EMAIL E UMA FORMA DE ME AVISAR SOBRE INSCRIÇÃO E ENTREGA DE TITULAÇÃO ? POSSUO 10 CERTIFICADOS INCLUINDO SUPERIOR EM DIREITO COM PÓS EM ARTES E CURSOS DE CAPACITAÇÃO TODOS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO .
    MEU ÉMAIL É brunno [email protected]
    lecionei por anos em escolas , faculdade e conservatórios além de trabalhos bo projeto guri , instituto cegos de londrina ee pojeto guri . com a pandemia fiquei desempregado , tendo passado no concurso em São Paulo para auxiliar de promotoria mas que o Governador suspendeu fazendo com que eu perdesse a vaga , minha colocação 1380 no estado com 87.000 candidatos inscritos. . gostaria de receber a data e edital de inscrição e ser direcionado de forma correta para tentar uma vaga , at´e por quê estou há 2 anos desempregado e moro há 1,500 km de ubá e rio branco. ,as com total 100% de disponibilidade de mudança

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *