Vitória – Casa R. José Marcelino, nº 197


Imagem: Iphan

As Residências à Rua José Marcelino são as únicas construções residenciais remanescentes no centro de Vitória da época colonial.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à R. José Marcelino, nº 197
Localização: Vitória-ES
Número do Processo: 787-T-1967
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 406, de 05/10/1967
Observações: Casas geminadas.

Descrição: Dos antigos sobrados de Vitória restam apenas os de números 197 e 203/205 que, tombados pelo IPHAN, são os únicos remanescentes da arquitetura colonial civil em Vitória. Implantados na testada do lote e localizados no Centro de Vitória, na Cidade Alta, os dois sobrados são geminados, herança da ocupação urbana do período colonial brasileiro. Foram os únicos construídos em Vitória, que resistiram à pressão das idéias modernistas que se espalharam pelo Brasil afora. De planta retangular, as edificações são cobertas com telhado de telhas canal em duas águas e beiral em beira-seveira, apoiado por cimalha. A fachada do sobrado de n.º 197 possui no pavimento térreo uma janela central ladeada por duas portas de acesso. No pavimento superior a fachada se constituí em três janelas rasgadas, guarnecidas por guarda corpo em madeira treliçada. Todos os vãos são emoldurados por quadros de madeira com verga em arco abatido. Os cunhais são em massa ressaltada. O sobrado de n.º 203/205 caracteriza-se por apresentar uma água furtada que possui uma abertura tomando toda a largura da cobertura e tem vedação por caixilharia de vidro. Os vãos da fachada principal possuem quadros de madeira com vergas retas. O pavimento térreo apresenta uma janela e uma porta e o pavimento superior, três janelas.
Fonte: Iphan.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Residências à Rua José Marcelino
Localização: Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.

Descrição: Edificações da época colonial, sendo as únicas construções residenciais remanescentes, no centro de Vitória, deste período.
Fonte: Secult-ES.

FOTOS:

 PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Mapa Cultural
Secretaria de Estado da Cultura
Secult-ES


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *