Vitória de Santo Antão – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Vitória de Santo Antão-PE, foi tombada por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Localização: Vitória de Santo Antão-PE
Região: RD 10 – Mata Sul
Nível de Proteção: Tombado
Número: 19

Descrição: A povoação intensificou-se a partir de 1626 e entrou para a história de Pernambuco como palco de célebre batalha travada no monte das Tabocas no dia 03 de agosto de 1645, quando os luso-brasileiros liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira derrotaram os flamengos que estavam sob o comando do Tenente Coronel Hendrick Van Haus.
Informa o anuário católico e Estatístico da Arquidiocese de Olinda e Recife, que a Igreja do Rosário foi construída em 1738, pelo bispo Dom Frei José Fialho. A existência da Igreja e da irmandade formada por homens pretos, em 1755, está comprovada pela escritura de doação de terras para seu patrimônio, assinada pelo Capitão Mor de Ordenanças Antônio Jacó Vicoso e por sua mulher D. Manuela Galindo em 13 de julho desse mesmo ano.
A Igreja possui planta retangular, dividida em nave central, coro, dois corredores laterais que se repetem no 1º pavimento, e capela mor ladeada por sacristias. O frontispício da igreja, em estilo neoclássico, possui frontão triangular ladeado por duas torres de secção quadrada com coroamento piramidal irregular. Segundo o Prof. José Luiz da Mota Menezes: “Esta igreja corresponde à implantação da arquitetura neoclássica na arquitetura religiosa em fins do século XVIII e início do séc. XIX”.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundarpe


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *