Vitória – Forte São João


Imagem: SeCult-ES

O Forte São João, em Vitória, foi criado em 1592 para defender a cidade da esquadra inglesa, o forte São João permaneceu em atividade até o ano de 1888.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Forte São João
Localização: Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Descrição: Criado em 1592 para defender a cidade da esquadra inglesa, o forte São João permaneceu em atividade até o ano de 1888.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Conta à história que pelos idos de 1592, para se proteger de invasores, especialmente da temida esquadra do navegador inglês Thomas Cavendish, os habitantes da Capitania do Espírito Santo improvisaram dois fortins, sendo o primeiro junto ao morro do Penedo e o segundo junto ao morro do Vigia.
Com o passar do tempo, o fortim do morro do Penedo é desativado e o do morro do Vigia passa a se chamar Forte São João, sendo considerado uma fortaleza de grande importância para a defesa do Espírito Santo.
A partir de 1767, o Forte São João se transforma numa fortificação dotada de peças de artilharias e de enormes paredes de pedras. No decorrer do tempo, o fortim passa a abrigar o Clube Saldanha da Gama.
Os morros do Forte, do Cruzeiro e das Três Marias, região ao redor do Forte, passam a ser denominados Forte São João, concentrando toda a população do bairro. Até o final dos anos 40 e princípios dos anos 50, todos os moradores enfrentavam grandes dificuldades, desde acesso ao bairro até a falta d’água.
Sua população está concentrada nos morros do Forte, do Cruzeiro e das Três Marias.
No final dos anos 40 e princípios dos 50, todos os moradores enfrentavam as mesmas dificuldades, desde o acesso ruim até a falta d’água.
A grande transformação no bairro ocorreu no primeiro governo de Francisco Lacerda que, cumprindo uma promessa de campanha, permitiu que as terras fossem ocupadas por quem quisesse, construindo logo em seguida, as escadarias de acesso Stael Fontana e Theodorico Goes.
Alguns moradores se lembram da existência de uma praia localizada na Avenida Vitória, em frente ao Colégio Salesiano, que era utilizada como área de lazer.
Mesmo abrigando um grande contingente populacional desde 1950, somente na década de 70 os moradores passaram a contar com água encanada (1975) e luz elétrica eficiente (1976).
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.