Vitória – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Iphan

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vitória – ES, foi construída em pedra e cal pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: R. Pereira Pinto, s/n, Centro, Cidade Alta – Vitória-ES
Número do Processo: 360-T-1946
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 241-A, de 24/07/1946
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Construída em pedra e cal, segundo fontes secundárias, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi fundada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, após ter recebido como doação o terreno na encosta do Morro do Pernambuco. Passou por diversos processos de intervenção até chegar ao atual volume. A igreja sofreu obras de restauração entre 1969-1970 e a interpretação dos registros obtidos pela prospecções arquitetônicas, realizadas em 1994, indicam a existência de, pelo menos, três formatos diferenciados da igreja que, ao longo do tempo, foi ampliando sua edificação primitiva para melhor abrigar as atividades religiosas e sociais da irmandade. No final do século XVIII, a Igreja teve acrescido ao seu volume a torre sineira, o muro do cemitério, os relevos da fachada principal e os do arco cruzeiro. A grande ampliação ocorreu no século XIX, com a expansão da capela mor e da sacristia e com a incorporação do corredor lateral dos ossuários, resultando na integração da torre do edifício. Foram também erguidas paredes de tijolos sobre os muros de pedra e os telhados foram alteados para a construção do segundo pavimento. As salas deste último pavimento foram divididas com paredes de pau-a-pique. O antigo piso de tijoleira do pavimento térreo foi substituído pelo de ladrilho hidráulico.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
Prefeitura
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.