Vitória – Museu de Arte do Espírito Santo


Imagem: SeCult-ES

O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) foi construído em 1924-1925 e é o primeiro prédio público construído por Florentino Avidos para dotar o Estado de infraestrutura e apresentar a população à nova arquitetura da cidade.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Museu de Arte do Espírito Santo
Localização: Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 2/1983
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 28, folhas 3v e 4
Descrição: Construído na administração de Florentino Avidos, como parte do projeto de modernização de Vitória, o MAES foi sede do Serviço de Melhoramentos de Vitória, Imprensa Oficial do Estado, Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos e só em 1995 passou a funcionar como Museu de Artes.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Construído nos anos de 1924 e 1925 é o primeiro de uma série de prédios públicos construídos por Florentino Avidos para dotar o Estado de infraestrutura e apresentar a população à nova arquitetura para a cidade. Implantado em terreno de esquina, apresenta um estilo eclético de arquitetura. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983, abrigou serviços públicos e, em 1998, foi inaugurado como Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo. Possui área com cinco salas e hall, além de auditório para 40 pessoas. Oferece exposições de arte e ações educativas como palestras, oficinas, cursos e seminários nas áreas de Artes, Patrimônio e Museologia. O local abriga ainda um acervo e uma biblioteca.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) é um espaço cultural do Governo do Estado do Espírito Santo e está em funcionamento desde dezembro de 1998, após os esforços do antigo DEC | Departamento Estadual de Cultura junto com a luta incessante de artistas e agentes culturais do nosso estado.
Depois de meses de estudos e muita produção entre arquitetos, engenheiros, equipes do museu, da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, a reforma física do MAES | Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo se iniciou em 19 de setembro de 2016!
No objetivo de otimizar o espaço disponível do museu e de adequá-lo às normas de acessibilidade, o projeto de reforma propõe ampliar a área expositiva permitindo uma maior flexibilização do espaço para comportar propostas diversas de exposições, além de criar espaços de convivência que se somem às exposições e ações educativas.
A proposta prevê a abertura das janelas do museu para a cidade, considerando parte do projeto de implantação do museu, desenvolvido por Paulo Herkenhoff, em 1995. Conceitualmente, essa permeabilidade com a cidade pode tornar visíveis as ações desenvolvidas pelo museu para o público, criando um convite à visitação, buscando a valorização da arquitetura do museu e um diálogo com o centro de Vitória. O projeto prevê também soluções para portadores de necessidades especiais, como banheiros, elevador e sinalização adequada, além de mobiliário adequado para a guarda do acervo, hoje com aproximadamente 600 obras.
Ao longo da obra civil, prevista para acabar em meados de 2017, o MAES continua promovendo encontros, oficinas e bate-papos, discutindo a reforma, o museu e a cidade, suas experiências e a continuidade.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Prefeitura Municipal
Governo do Estado
Secult-ES
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.