Vitória – Palácio Domingos Martins


Imagem: SeCult-ES

O Palácio Domingos Martins foi inaugurado em 1912, por ordem do governador Jerônimo Monteiro com o projeto de André Carloni.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Palácio Domingos Martins
Localização: Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 2/1983
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 24, folhas 3v e 4
Descrição: Localizado na Praça João Clímaco, e erguido na década de 1910 no local onde existia uma Igreja, o Palácio serviu como sede do Legislativo de 1912, ano de inauguração, até a década de 1990. Hoje chamado de Palácio Sônia Cabral, é utilizado como local para apresentações culturais.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: O Palácio Domingos Martins foi inaugurado em 1912, por ordem do governador Jerônimo Monteiro com o projeto de André Carloni. Seu nome é em homenagem a um dos chefes da Revolução Pernambucana de 1813. Situado entre os quarteirões mais antigos de Vitória, junto com o conjunto urbano configurado pela Praça João Clímaco, o Palácio Anchieta e a Escola Maria Ortiz, o edifício é uma das principais expressões estéticas do projeto modernizador empreendido em Vitória na primeira metade do século XX. Tombado como patrimônio cultural do Estado em 1983, funcionou como sede da Assembleia Legislativa até os anos 2000. Atualmente está em restauração para se tornar a Sala de Concertos Domingos Martins e a sede da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes).
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *