Vitória – Teatro Carlos Gomes


Imagem: SeCult-ES

O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado em 1927 e projetado por André Carloni. Funcionava para exibição de filmes, e de peças de teatro.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Teatro Carlos Gomes
Localização: Praça Costa Pereira – Centro – Vitória-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Descrição: Também localizado no centro de Vitória, o Teatro Carlos Gomes foi inaugurado em 1927 e projetado por André Carloni. Funcionava também para a exibição de filmes, como sala de cinema, além de ter recebido importantes peças de teatro, como “Liberdade Liberdade” em 1969.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: O Teatro Carlos Gomes é uma construção do século XX. Foi projetado em 1925 e construído entre 1925 e 1927. Seu projeto inicial é de autoria de André Carloni, italiano de Bolonha radicado no Espírito Santo desde 1890.
Sua construção utilizou a técnica de cimento armado, e aproveitou as colunas de ferro fundido do antigo Teatro Melpômene para sustentar os camarotes. O projeto do teatro baseou-se no modelo italiano de “teatro em ferradura”, tipologia usada, por exemplo, no Teatro Solís, em Montevidéu, entre outros. Essa tipologia caracteriza-se por uma série de galerias superpostas em torno de uma plateia. Diante dela, está o palco, inserido em uma caixa que abriga os mecanismos cênicos e dispositivos de iluminação. O arquétipo do modelo dessa tipologia é o Teatro Alla Scalla, de Milão, segundo Hermanny.
O teatro foi vendido ao governo do Estado em 1934, na administração de João Punaro Bley. A partir daí, teve seu uso restringido quase exclusivamente à função de cinema. A função de teatro só viria a ser retomada no final da década de 1960, quando o edifício sofreu obras de restauro, que contemplaram a adequação do palco e do proscênio, o que permitiu as encenações teatrais. Essa reforma também contemplou a transformação dos camarotes, a colocação de um lustre ao modo de candelabro no centro do teto, e a repintura dos painéis do teto, executada pelo pintor Homero Massena. A pintura do painel por Homero Massena é fundamentada na vida do compositor Carlos Gomes. Na pintura, o nome do compositor brasileiro aparece ao lado dos três compositores que o inspiraram: Wagner, Bach e Verdi.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Foi edificado numa época em que o município de Vitória passava por importantes transformações urbanas, que visavam à transformação da cidade em uma capital “moderna”. Ele foi edificado no Governo de Florentino Avidos (1924-1928).
Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a Rua Sete de Setembro. Por utilizar a área do teatro para ampliação da praça, a administração estadual assumiu o compromisso com o município de que seria erguido um novo teatro.
Então, o Theatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. No prédio, aproveitaram-se as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, na sustentação dos balcões e galerias. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético.
Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao Governo Estadual, que passou a administrá-lo. O Theatro Carlos Gomes foi restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Secult-ES
Prefeitura Municipal
IBGE
Wikipedia


2 comments

  1. Ana Lucia Alves |

    Boa Tarde,
    Sou a professora Ana Lucia Alves, trabalho na EEEM Rômulo Castello em Carapina. Estamos trabalhando uma eletiva sobre teatro e gostaria de saber se existe uma possibilidade de fazer uma visita com 30 alunos nas dependências do teatro?

    Att.

    Ana Lucai Alves

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição.
      Os contatos que encontramos online são os seguintes:
      Telefone: (27) 3132-8398
      Gerência de Espaço a Articulação Cultural – GEAC
      Gerente: Vinicius Fabio Ferreira Silva
      Telefone: (27) 3636-7095
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.