Volta Redonda – Chaminé do Antigo Engenho


Imagem: Google Street View

A Chaminé do Antigo Engenho em Volta Redonda-RJ foi tombada por sua importância histórica para a cidade.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda-RJ
Nome Atribuído: Chaminé do Antigo Engenho
Localização: Rua 537 – próximo ao viaduto Nossa Senhora das Graças – Bairro Nossa Senhora das Graças – Volta Redonda-RJ
Proprietário: Prefeitura Municipal de Volta Redonda
Tipo de Bem: Monumento Comemorativo
Resolução de Tombamento: Decreto Executivo n° 2105, de 19/12/1985 – Ratificado pela Lei Municipal n° 2203, de 03/06/1987
Livro do Tombo Histórico: Inscrição n° 002

Descrição: Construída em 1903, de autoria de Dr. José Rodrigues Peixoto, em Tijolos Refratários. | Bem histórico que foi tombado pelo decreto Executivo 2105 de 19/12/1985 e ratificado pela Lei Municipal 2203 de 03/06/1987, governo do então Prefeito Municipal Benevenuto dos Santos Neto. É parte de um engenho de cana que fabricava açúcar, aguardente e outros produtos derivados. Foi construído pelo proprietário da fazenda Santa Cecília e demolido no governo de João Paulo Pio de Abreu para dar lugar ao viaduto Nossa Senhora das Graças. Sua chaminé foi mantida por ter sido considerada, à época, marco histórico da cidade. | A chaminé está situada em um pedestal, toda revestida em tijolo aparente, contornada por beiral. Com altura aproximada de 40 metros, chegando ao topo com 2 metros de largura, onde há um beiral com a data de construção. Em 2000 a obra de restauração foi entregue à população pelo então prefeito Antônio Francisco Neto.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do Município: Corria o ano de 1727, quando os jesuítas, após demarcarem a Fazenda Santa Cruz, na baixada que ainda hoje guarda este nome, cruzaram a Serra do Mar abrindo caminho para a colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte foi aberta uma estrada ligando Rio de Janeiro a São Paulo.

Somente em 1744, no entanto, os primeiros desbravadores denominaram a curiosa curva do Rio Paraíba do Sul, de Volta Redonda, quando a região era explorada apenas por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas.

Grandes fazendas foram instaladas na região, com alguns nomes que ficaram até hoje, como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. Entre 1860 e 1870, a navegação pelo Rio Paraíba do Sul viveu seu período áureo entre Resende e Barra do Piraí. Ao mesmo tempo, os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chega à Barra do Piraí e Barra Mansa.

Por volta de 1875, o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda começa a ter grande impulso, contando perto de duas dezenas de estabelecimentos comerciais. As primeiras aspirações de autonomia do lugarejo surgem em 1874, quando os moradores pleiteiam a elevação do povoado à categoria de freguesia Somente no ano de 1926 Volta Redonda conseguiria o seu estabelecimento definitivo como oitavo distrito de Barra Mansa.

Em 1941 tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, escolhida como local para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em plena II Guerra Mundial, marcando as bases da industrialização brasileira.

Este interessante acidente geográfico – a volta redonda – que havia sido berço de nações indígenas como a dos Puris e Acaris, que teve a presença de grandes exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores, cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões. Seus novos moradores perceberam a desvantagem da dependência do distrito para com o município-sede em 1954. Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história. Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


2 comments

  1. LUIS CARLOS REIS |

    Boa tarde. Meu nome é Luis Carlos Reis. Sou professor da UFRRJ e moto em Seropedica. No momento escrevo livro sobre a história do município que de entrelaça com a dos demais do vale do Paraíba até Pedra de Guaratiba, RJ. Gostaria de saber se vocês possuem o marco dos jesuítas de 1727-1729 e se ele estaria localizado no bairro Santa Cruz ou no parque/reserva natural municipal do Ingá. Tentei contato com vários números da secretaria de cultura mas não consegui êxito. Estou reescrevendo a história de Seropedica e essa informação seria importante. Agradeço a atenção. Tenham uma ótima semana. Cuidem-se todos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *