Xapuri – Casa de Chico Mendes e seu acervo


Imagem: Vitor Jorge Pereira Gomes Silva

A Casa de Chico Mendes e seu acervo, em Xapuri-AC, retrata a história do líder seringueiro morto em dezembro de 1988.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Chico Mendes e seu acervo
Localização: Xapuri-AC
Número do Processo: 1549-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, etnográfico e paisagístico: Inscrito em 10/2011
Localização: 
R. Gregório Filho, 2146 – Rio Branco-AC

Descrição: A casa onde Chico Mendes, líder seringueiro morto em dezembro de 1988, viveu seus últimos momentos encontra-se localizada na cidade de Xapuri (AC), na Rua Batista de Moraes, 487, num arruado de casas semelhantes em formas e sistemas construtivos.
Segundo Costa, a história de Xapuri mescla-se com a do Acre, sendo um capítulo especial desta. Assim, também, a casa segue o estilo das construções “modernas” acreanas e até da própria arquitetura vernácula da Amazônia. A planta traduz a simplicidade da construção, modelada com os espaços mais básicos para uma moradia: quatro cômodos, formados por sala, dois quartos e cozinha, interligados por um corredor lateral. Esse partido de planta remonta à “primeira hora da colonização do Brasil”, cujo tipo de planta recebeu as denominações de meia-morada ou morada inteira. Essa última se configurava quando se rebatia as alcovas (quartos de dormir), tornando o corredor o eixo central, dividindo a casa em duas partes distintas área social (sala) e área íntima (quartos e sala de viver/cozinha).
Fonte: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada.

Descrição: […] o tombamento feito pelo Iphan, alguns anos atrás, da Casa de Chico Mendes situada no centro de Xapuri (Acre) e local onde o seringueiro e líder sindical passou os últimos anos de sua vida até o seu assassinato. O pedido, acatado pelo órgão, partiu de entidades ligadas aos seringueiros e povos indígenas, sinalizando uma nova sensibilidade para estes objetos que não se explicam pelo valor estético ou arquitetônico. […]
Fonte: Simone Scifoni.

Histórico do município: O povoado surgiu logo depois de Volta da Empreza (Rio Branco), no ano de 1883, em um local estratégico na confluência do rio Xapuri com o rio Acre. A localidade tornou-se um dos principais entrepostos comerciais do Acre no Ciclo da Borracha. Durante o período da Revolução Acreana, Xapuri foi ocupada por autoridades bolivianas que passaram a chamá-la de Mariscal Sucre. Em 6 de agosto de 1903, as tropas do Coronel Plácido de Castro tomaram o povoado marcando o início da última vitoriosa etapa da Revolução Acreana, que culminou com a Anexação do Acre ao Brasil..
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: TV Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada
Iphan
Wikipedia
Simone Scifoni


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.