Salvador – Outeiro de Santo Antônio da Barra


Imagem: Google Street View

O Outeiro de Santo Antônio da Barra, em Salvador-BA, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto arquitetônico e paisagístico do Outeiro de Santo Antônio da Barra, no Subdistrito de Vitória Rerratificação Outeiro de Santo Antônio da Barra – Subdistrito da Vitória (em que foi apensado o Processo 1128-T-84 – Forte São Diogo)
Localização: Salvador-BA
Número do Processo: 464-T-1952
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 07/1959

Descrição: Situada sobre uma colina à beira‐mar, a Igreja de Santo António da Barra é uma das três dedicadas ao santo português existentes na cidade do Salvador. A belíssima implantação da igreja do século XVII, com seus telhados superpostos e o pequeno Fortim de São Diogo, é descrita por Lacerda, relatando que quem se debruçar um pouco da balaustrada, afastando a vegetação para obter melhor visual, descortinará no extremo oposto da cidade a ponta de Humaitá e o conjunto de Monte Serrat. A igreja é assim não apenas edificação a ser vista. Ela é também mirante de onde se descortina a paisagem.
Sua história é pouco conhecida. Um documento de 162­9 diz que Maria Carvalho obteve chãos junto à Ermida de Santo António, em Vila Velha, e Gabriel Soares, ao descrever a barra da Bahia, diz que alguns a chamam de Barra de Santo António, por estar junto dela num alto uma ermida.
O aspecto atual é o de meados do século XVII. À esquerda da nave, um pseudo‐corredor lateral superposto por tribunas mostra, segundo Azevedo, a evolução das igrejas baianas em direção ao partido de corredores laterais, típico das igrejas matrizes e de irmandades, que se definiria no início do século XVIII. A construção é baixa e compacta, com poucas aberturas de dimensão reduzida. Sob os vãos emoldurados em cantaria, largas pedras de avental. As torres são piramidais recobertas por azulejo, com cantos marcados por pináculos e apresentando, além das envazaduras em arco, um nível inferior de pequenas janelas quadradas. Esses elementos levam Ott a garantir que a fachada é renascentista pura, e suas formas remontam à Igreja do Monte Sinai, em Lisboa. Na decoração interna trabalharam artífices conhecidos, como António Joaquim Franco Velasco, discípulo de José Joaquim da Rocha, um dos pintores maiores do século XVIII.
Eugénio Ávila Lins
Fonte: Patrimônio de Influência Portuguesa.

CONJUNTO:
Salvador – Outeiro de Santo Antônio da Barra
Salvador – Igreja de Santo Antônio da Barra
Salvador – Forte de Santo Antônio da Barra

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa


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