Goiânia – Fontes Luminosas


Imagem: Prefeitura Municipal

As Fontes Luminosas, em Goiânia-GO, foram tombadas por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia
Localização: Goiânia-GO
Número do Processo: 1500-T-2002
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 02/2005
Dossiê de tombamento

Descrição: Tombado pelo Iphan, em 2003, o conjunto urbano de Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av. Goiás, de 1942. Inaugurada em 1935, seu acervo arquitetônico é considerado um dos mais significativos do Brasil.
Goiânia foi planejada e construída para ser a capital de Goiás, por iniciativa do político goiano Pedro Ludovico Teixeira, em consonância com a Marcha para o Oeste – estratégia desenvolvida no final dos anos 1930, pelo governo de Getúlio Vargas, para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste. O estilo art déco inspirou os primeiros prédios (erguidos entre as décadas de 1940 e 1950) de Goiânia, a nova capital do Estado de Goiás, projetada pelo urbanista Attílio Corrêa Lima.
Corrêa Lima criou o projeto da cidade e Armando de Godoy, o do Plano Diretor, inspirado na teoria das cidades-jardim, do urbanista inglês Ebenezer Howard. Inicialmente, foram abertas três avenidas principais (Goiás, Araguaia e Tocantins) que confluem para o Centro, onde foi erguido o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.
Fonte: Iphan.

SPHA – Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico
Nome Atribuído: Fontes Luminosas
Localização: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – Setor Central – Goiânia-GO
Resolução de Tombamento: Despacho nº 1.096, de 1982 (ProcessoCEC 302/81)

Descrição: […] O projeto original da praça, desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima na década de 30, já previa a existência das fontes. […]
Nas duas fontes luminosas, que medem 20 metros x 13 metros, são usadas lâmpadas de led com cores que variam de acordo com a programação eletrônica. Cada uma das fontes tem 96 jatos de água funcionando alternadamente por meio de um sistema chamado de “fonte seca”, pois não acumula água na bacia. As fontes ficarão ligadas em horário programado, das 10h às 14h e das 18h às 22h, podendo ser alterado, caso necessário. A instalação é resultado de uma parceria do município de Goiânia com os governos Estadual e Federal, por meio do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
[…]
“A praça é o coração do conjunto art decó da cidade, então era absolutamente necessário que ele fosse reabilitado, revitalizado e entregue à população, principalmente por ser um espaço urbanístico que qualifica a vida da população”, destacou Bogéa, adiantando que o objetivo é transformar toda a área envolta da praça, que também tem grande acervo art decó, em um local de manifestações culturais: “A requalificação da praça e depois de seu conjunto é a certeza de que esse legado ficará para o futuro bem protegido, com uso condizente com a sua condição de patrimônio cultural brasileiro”.
Fonte: Prefeitura Municipal.

CONJUNTO DO TOMBAMENTO PELO IPHAN:
CONJUNTO DA PRAÇA CÍVICA:
Goiânia – Casa de Pedro Ludovico Teixeira
Goiânia – Coreto
Goiânia – Delegacia Fiscal
Goiânia – Fontes Luminosas
Goiânia – Fórum
Goiânia – Museu Zoroastro Artiaga
Goiânia – Obeliscos
Goiânia – Palácio do Governo
Goiânia – Procuradoria-Geral do Estado
Secretaria-Geral
Goiânia – Relógio da Av. Goiás
Goiânia – Tribunal Eleitoral

BENS ISOLADOS:
Goiânia – Escola Técnica Federal de Goiás
Goiânia – Estação Ferroviária
Goiânia – Lago das Rosas
Goiânia – Liceu de Goiânia
Goiânia – Prédio do Grande Hotel
Goiânia – Teatro Goiânia

NÚCLEO PIONEIRO DE CAMPINAS:
Palace Hotel
Goiânia – Sede do Fórum e da Prefeitura Municipal de Campinas

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan-GO
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.