Blumenau – Casa de Hermann Blumenau


Imagem: Prefeitura Municipal

A Casa de Hermann Blumenau, em Blumenau-SC, foi construída em alvenaria de tijolos maciços, pertenceu a Reinoldo Gaertner.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Localização: Al. Duque de Caxias, nº 90 (fundos) – Blumenau-SC
Número do Processo: Nº 015/92
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 1.294, de 29/10/1996

Descrição: Esta residência, construída em alvenaria de tijolos maciços, pertenceu a Reinoldo Gaertner, sobrinho-neto do fundador da Colônia, Hermann Blumenau.
O volume de apenas um pavimento e o sótão preserva as características das antigas edificações, como o telhado de acentuada inclinação coberto com telhas planas.
Destacam-se as peças trabalhadas em madeira, presentes na varanda em forma de L que envolve a residência.
A casa, que é parte integrante do Museu da Família Colonial, abriga em suas salas temáticas acervos diversos doados pela comunidade, tais como: objetos indígenas, instrumentos musicais, meios de transporte e máquinas da indústria local.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A história do museu teve início em consequência dos festejos do centenário de Blumenau, comemorado em 2 de setembro de 1950. Após as celebrações, a blumenauense Edith Gaertner doou, como usufruto, uma área de 1.775 metros quadrados de terras à municipalidade, onde se encontrava edificada a sua residência, construída na técnica enxaimel, como também outras duas casas: uma moradia do irmão Erich e a outra do irmão Arnold.
Localizados no Centro Histórico, esses espaços faziam parte dos primeiros lotes coloniais do Stadtplatz (centro da colônia). Coube à municipalidade, em contrapartida, a conservação e preservação desta área e da memória dos primeiros moradores da cidade. Com o falecimento de Edith Gaertner, em 1967, o imóvel foi incorporado à Fundação Casa Dr. Blumenau – atual Fundação Cultural de Blumenau, nomenclatura alterada em 1972, dando origem à casa-museu, que recebeu a denominação de Museu da Família Colonial.
Com a doação da área por Edith Gaertner, a administração da Fundação Casa Dr. Blumenau foi transferida para a casa que serviu de residência de Arnold Gaertner. Após ser atingida pela enchente de 1983, a casa foi restaurada e transformada numa extensão do museu, abrigando exposição temática que retratava a história da cidade. Esta casa, em 2014, passou a sediar a administração do museu e exposições temporárias.
Em 1964, o município recebeu por doação a residência de Renata Luíza Rohkohl Dietrich. Em 1997, a edificação foi incorporada ao patrimônio da Fundação Cultural de Blumenau, como parte do complexo do Museu da Família Colonial.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A implantação da Colônia de Blumenau no ano de 1850 gerou uma das primeiras manifestações da arquitetura dos imigrantes alemães no atual Estado de Santa Catarina. Após alguns anos de luta pela implantação da colônia, iniciou-se um processo construtivo que marca até hoje na arquitetura local: a casa enxaimel. É por meio dessa arquitetura que os imigrantes alemães introduzem uma técnica única em todo o país, marcando esse período com singularidade e admirável beleza.

É pela sua aparência externa, marcada pela técnica construtiva, que os exemplares chamam a atenção. A cobertura bem inclinada em telhas claras, a armação em vigas escuras, as paredes de tijolos aparentes e as molduras das portas e janelas em branco contribuem para dar um encanto especial a essas casas simples e despretensiosas. Apesar da técnica ter sido aplicada largamente nas primeiras décadas, atualmente, na área urbana, esse tipo arquitetônico tornou-se uma raridade.

A maior parte dos exemplares enxaimel estão localizados nas áreas rurais de Blumenau e municípios vizinhos, onde essa arquitetura se difundiu ainda mais e permanecem preservadas. Após esse primeiro período, até o fim do século XIX, Blumenau passou por uma grande mudança em sua arquitetura. As pequenas e singelas casas começam a ser substituídas por edificações maiores, com dois pavimentos e estrutura em alvenaria auto portante, representando uma arquitetura mais refinada, mais confortável, que procura refletir o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.

Na Rua XV de Novembro, a principal rua no centro da cidade, existe um conjunto de edificações singulares dessa época.
Fonte: FCC.

CONJUNTO:
Blumenau – Museu da Família Colonial
Blumenau – Residência Dietrich
Blumenau – Casa de Hermann Blumenau

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeirura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.