Nova Era – Ponte Benedito Valadares
A Ponte Benedito Valadares foi tombada pela Prefeitura Municipal de Nova Era-MG por sua importância histórica para a cidade.
Prefeitura Municipal de Nova Era-MG
Nome atribuído: Ponte Benedito Valadares
Localização: Nova Era-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 1942/2016
Livro de Tombo: Inscrição n° 04, Fls. 02, Data 27/11/2016
Descrição: Em 13 de dezembro de 1938, pelo decreto nº 148 do Governador Benedito Valadares, o progressista povoado de São José da Lagoa foi elevado à categoria de município com o nome de Presidente Vargas, em homenagem ao Presidente da República.
Em 01 de janeiro de 1939, foi instalado o município que teve como primeiro prefeito nomeado o farmacêutico Nelson de Lima Bruzzi, que ficou no cargo até 1944.
Presidente Vargas era um importante entreposto comercial para o transporte ferroviário de madeira, gado e outras mercadorias. Contava na época com pequenas indústrias, laticínios, serrarias, selarias, padarias e muitos estabelecimentos comerciais na Rua do Comércio (hoje Rua Governador Valadares). A economia do município vivia também do carvão vegetal, produzido das florestas nativas em abundância naquela época e vendido para a Belgo Mineira, em Rio Piracicaba (somente em 1964 foi criado o município de João Monlevade).
Em 1940, o Presidente da República Getúlio Dorneles Vargas e o Governador de Minas Gerais Benedito Valadares Ribeiro visitaram a cidade de Presidente Vargas, para inaugurar a ponte de concreto armado sobre o Rio Piracicaba.
Esta obra teve seu projeto aprovado pelo Sr. Israel Pinheiro (Secretário de Agricultura naquela época) e sua construção foi autorizada pelo Governo do Estado aos 27/07/1939. Os serviços foram executados pela firma Benjamim Cunha Júnior. Os trabalhos foram iniciados sob a responsabilidade de Israel Pinheiro e continuados sob a direção de Odilon Dias Pereira. As obras duraram 08 meses, sendo que a sua execução enfrentou as enchentes do Rio Piracicaba mas não foram obstáculos para a conclusão da importante obra de engenharia, conforme ordem do Governo do Estado que nenhum fator deveria interrompê-la.
A sua inauguração foi no dia 13 de maio de 1940 que trouxe à cidade o Presidente da República, o Governador do Estado, entre outros autoridades oficiais.
Na cidade de Presidente Vargas as manifestações e festividades, por ocasião da passagem dos ilustres visitantes, tiveram os aspectos de uma consagração popular. O Prefeito Nelson de Lima Bruzzi organizou um belo programa para homenagear os visitantes ilustres. Foram 15 dias de festejos para preparar a chamada Quinzena Cívica.
A partir desta data a Ponte Benedito Valadares tornou-se a principal via de comunicação ligando Presidente Vargas às demais cidades circunvizinhas e ao país.
Ponte Benedito Valadares possui hoje restrição para trânsito pesado permitindo trafegar somente veículos leves. A circulação motorizada acontece em sentido único centro / bairro.
Sua extensão é de aproximadamente 86 metros de uma ponta a outra.
Sob a ponte há seis pares de pilares suportando parte da carga. Há dois arcos um de cada lado da ponte que transpassa de um lado a outro, ajudando a suportar o peso. O vão entre arcos mede 60 metros. Neste arco temos o contraventamento da ponte.
Localizada no centro da cidade, é de grande utilidade para todos os habitantes do município de Nova Era. Passou por revitalização em 1977, quando foram construídos os passeios laterais que medem aproximadamente um metro de largura.
Em 2004, foi elevado o nível do guarda-corpo e colocado corrimão tubular de ferro.
A pintura total da ponte foi executada em 2008, sendo retocada a cada ano.
Já em 2010, sofreu alteração em sua estrutura para impedir a passagem de veículos pesados, porque os estudos realizados sobre a ponte indicaram que a estrutura da mesma não suporta mais que dez toneladas.
Em 2016, foi Tombada como Patrimônio Cultural do município.
A Ponte é, sem dúvida, umas das principais referências da cidade, este monumento destaca-se no cenário urbano, agora, enriquecido pelos projetos de revitalização que foram executados nas margens do Rio Piracicaba.
Fonte: Prefeitura Municipal.
História do município: O primeiro topônimo foi São José da Lagoa, em homenagem ao Santo do dia (São José, 19 de março) em que os primeiros desbravadores chegaram à margem de uma grande lagoa. Admite-se tenha esse fato ocorrido entre os anos de 1703 e 1705, quando da passagem de Antônio Dias de Oliveira e dos Irmãos Camargos pelas margens auríferas do rio Piracicaba.
A existência, ainda hoje, de montões de cascalhos e de canais de captação de água em vários pontos do município são provas evidentes de que a mineração foi o fator preponderante na fixação dos primeiros moradores.
Posteriormente, seja por exaustão das minas e dos garimpos ou por excessivo rigor fiscal na tributação do trabalho dos faiscadores e garimpeiros, a primitiva ocupação cedeu lugar à lavoura, surgindo várias fazendas. As principais foram as de Rio do Peixe, Figueiras, Perdões, Barra do Ribeirão das Cobras (“Barra do Prata”), Corrientes, Vargem e Mato Dentro.
A essa altura, no local onde se acha a sede do município de Nova Era, já existia o Arraial de São José da Lagoa, com algumas centenas de habitantes fixos cuidando de comércio, garimpo, ofícios e outros afazeres, abastecida a população pelas fazendas citadas. Em 1750, era capela curada, da freguesia de Rio Piracicaba, depois de ter estado, eclesiasticamente subordinado a Caeté e, posteriormente, a Santa Bárbara. Em 1832, ainda como capela curada, passou a subordinar-se à freguesia de Antônio Dias; finalmente, em outubro de 1848, pela Lei provincial nº 384, foi criada a paróquia de S. José da Lagoa, sendo seu primeiro Vigário o padre João Álvares Martins da Costa.
Em 1848 foi elevado à categoria de distrito, e em 1938 emancipou-se com o nome de Presidente Vargas, topônimo posteriormente trocado em 1942 por Nova Era, sendo óbvia a influência do poder público na escolha dessas denominações.
Típica cidade mineira, com 308 anos, o município de Nova Era está inteiramente localizado na Bacia do Rio Piracicaba, que tem relevante importância econômica para Minas Gerais.
Fonte: Circuito Cultural Vieira Servas.
FOTOS:
- Imagem: Prefeitura Municipal
- Imagem: Prefeitura Municipal
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Circuito Cultural Vieira Servas




O meu avô paterno “João Durço” foi o encarregado da construção da Ponte Benedito Valadares no período 1939/1940. Ele era encarregado de construções da firma Benjamim da Cunha Júnior. Tenho uma foto da ponte com data de 15 de abril de 1940, quando ainda em construção, em que em seu verso o meu avô oferece a foto a minha avó. Como foi enviada de Presidente Vargas, procurei na Internet onde ficava e encontrei este Site. O meu avô faleceu em 05 de junho de 1992 com 97 anos.
Resido no Rio de Janeiro.