Abaetetuba – Engenho Pacheco


Imagem: Museu Histórico do Pará

O Engenho Pacheco, em Abaetetuba, foi tombado pelo Departamento de Patrimônio do Estado do Pará.

Governo do Estado do Pará
DPHAC – Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Engenho Pacheco
Localização: Rio Furo Grande – Abaetetuba-PA
Data de Tombamento: 10/02/2010

Descrição: […] Engenho Pacheco, localizado no Rio Furo Grande, Abaetetuba – o último engenho fechado naquele município, em outubro de 2011.

O local hoje tombado pelo patrimônio é cuidadosamente mantido pelo dono do antigo engenho, Jurandir Correa Pacheco, 60, mais conhecido como Seu Pacheco. Casado com Adalgisa Pacheco e pai de seis filhos, ele vive com dificuldade. Hoje ele sobrevive, basicamente, da venda de açaí. “Depois de muito insistirem eu aceitei a proposta e deixei que o espaço fosse tombado.”

Segundo seu Pacheco, membros do governo chegaram a mostrar uma planta com o projeto de como ficaria o espaço após a reforma, mas entra ano, sai ano e nada é feito. “Eu temo que tudo isso aqui desabe e ninguém faça nada para recuperar esse espaço que foi, durante muito tempo, de onde tirei meu sustento e o sustento da minha família”, desabafa Pacheco, que se diz de mãos atadas por não poder mexer em nada e nem vender o maquinário que está começando a se decompor com o tempo. Uma ação pública para tentar dar andamento ao projeto já foi dada entrada Defensoria Pública da Região.
Fonte: OAB-PA.

Histórico do município: O distrito de Beja foi o berço da colonização de Abaetetuba. Por volta de 1635, padres capuchinhos vindos do Convento do Una, em Belém, após percorrerem os rios da região, juntaram-se a uma aldeia de tribos indígenas nômades. O aglomerado foi chamado de “Samaúma” e, depois, batizado de “Beja” pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
Embora Francisco de Azevedo Monteiro seja considerado, no imaginário popular, o fundador, pois chegou para tomar posse desse território como proprietário de uma sesmaria. Na beira do rio Maratauíra, num local protegido das marés pela ilha de Sirituba e nas proximidades do sítio Campompema e da Ilha da Pacoca, fundou um pequeno povoado, em 1724.
O município de Abaetetuba foi desmembrado do território da capital do Estado, Belém, em 1880, de acordo com a Lei 973, de 23 de março, que também constituiu o município como autônomo.
Um ano depois, em 1881, o presidente interino da Câmara em Belém, José Cardoso da Cunha Coimbra, instalou, no município, a Câmara Municipal de Abaeté. Por meio do Decreto-Lei 4 505, de 30 de dezembro de 1943, foi instituído o nome “Abaetetuba”.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.