Além Paraíba – Estação Ferroviária de Porto Novo


Acervo: Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba – Fonte: Maria Cecília de Alvarenga Carvalho

A Estação Ferroviária de Porto Novo foi tombada pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Além Paraíba-MG
Nome atribuído: Prédio da Estação Ferroviária de Porto Novo
Localização: Além Paraíba-MG
Decreto de Tombamento: Lei municipal 1648/1995
Descrição: Fica tombado, o conjunto arquitetônico conhecido como “Estação de Porto Novo”, de propriedade da Rede Ferroviária S.A. e o imóvel situado na Praça Presidente Vargas, nº 112, antigo nº 357, onde funciona a Agência do INAMPS, também de propriedade da mencionada Rede Ferroviária Federal S.A
Fonte: Lei de Tombamento.

Descrição: Coberta pela Mata Atlântica e habitada pelos índios Puris, a região, onde hoje se situa a cidade, era conhecida somente por tropeiros vindos da Côrte até fins do século XVIII. Com o descobrimento de minerais preciosos nas redondezas, intensificou-se a travessia do Rio Paraíba do Sul; por volta de 1784 às margens do mesmo rio, um cais de madeira foi denominado de Porto do Cunha. A então Vila, em 1880, foi transformada por lei no município que recebeu a denominação de São José de Além Paraíba e apenas em 1883 foi elevada a categoria de cidade. Em 1923 passou a ter o nome atual.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias
Prefeitura Municipal
Maria Cecília de Alvarenga Carvalho
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *