Aracaju – Cacique do Chá


Imagem: Google Street View

O Cacique do Chá foi inaugurado em 1940 e foi ponto de encontro de intelectuais, jornalistas e políticos. Abriga  afrescos de Jenner Augusto.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Prédio do Cacique do Chá
Localização: Praça Olímpio Campos, s/n – Aracaju-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 29.557, de 23 de outubro de 2013
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 54
Descrição: Construção da primeira metade do século XX. Passou por reformas.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: Inaugurado em 1940, o Cacique Chá abrigou muitos eventos e foi um dos locais preferidos dos aracajuanos. O Cacique Chá foi durante anos ponto de encontro de intelectuais, jornalistas e políticos de Aracaju. “Na década de 70, esse local era reduto de políticos, amantes da arte e jornalistas, mas infelizmente desapareceu do cenário aracajuano. Temos agora a oportunidade de conviver nesse espaço de uma forma diferente, mais produtiva, já que aqui também funcionará cursos de capacitação direcionados também ao turismo”, enfatizou o vice-prefeito elogiando o trabalho das entidades envolvidas na restauração do Cacique Chá.
Com o seu fechamento, o espaço ficou abandonado, o que colocava em risco os afrescos de Jenner Augusto, grande artista sergipano que ilustrou com seus painéis pintados nas paredes do local a diversidade do povo sergipano.
Na ocasião da reinauguração do espaço, foi realizado um tributo ao artista plástico  Jenner Augusto (in memorian) que ilustrou com seus painéis as paredes do local. No espaço funcionará permanentemente um memorial em homenagem ao artista. Além disso, o espaço também servirá para abrigar cursos profissionalizantes como o de gastronomia do SENAC.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS TOMBADOS NO ACERVO:
Aracaju – Painéis e Murais de Jenner Augusto

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Senac


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.