Barra Longa – Igreja Matriz de São José
A Igreja Matriz de São José foi atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, no dia 05 de novembro de 2015.
Prefeitura Municipal de Barra Longa-MG
Nome atribuído: Igreja Matriz de São José
Outros Nomes: Igreja Matriz São José
Localização: Praça Gov. Valadares, s/n – Centro – Barra Longa-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 049/2002
Estrutura Arquitetônica e Urbanística
Descrição: Barra Longa é uma das mais antigas cidades de Minas Gerais. O bandeirante Francisco Bueno Camargo é apontado como o primeiro a passar pela região de Barra Longa à procura de ouro. Os primeiros habitantes chegaram a partir de 1702, porém o seu desbravador é o Coronel Matias Barbosa da Silva que, em 1701, foi para a localidade a pedido do governador Artur de Sá de Menezes para “combater” os índios que ali se encontravam. Recebeu em troca grande extensão de terras, onde foi construída a Fazenda dos Fidalgos ou Fazenda da Barra – que encontrase erguida à margem do encontro dos Rios Carmo e Gualaxo do Norte. Nas proximidades da referida Fazenda foi construída a Capela de São José da Barra e, em seus arredores, foi-se formando o povoado chamado Barra de Matias Barbosa que, posteriormente, tornou-se Barra Longa de São José. Em 1718, a área ocupada pertencia a Mariana, até que em 1923 passou a ser distrito de Ponte Nova. Só mais tarde, em 1938, aconteceu sua emancipação, transformando-se na atual cidade de Barra Longa (BARRA LONGA, 2015).
[…]
A Paróquia de São José foi criada em 21 de outubro de 1741. No mesmo ano, Dona Luiza de Souza e Oliveira, viúva do Coronel Matias Barbosa, fez doação de terras à Igreja. Nesse local, foi construída uma nova Matriz entre os anos de 1748 a 1774 (há divergências de datas). Próximo à Igreja Matriz foi-se erguendo a nova cidade. A maioria de suas edificações encontra-se às margens do rio, espremidas entre morros íngremes, cuja maioria tem seus topos desmatados. (BARRA LONGA, 2015).
[…]
Além das dificuldades peculiares aos pequenos municípios, a população passou a enfrentar uma crise consequente do rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, no dia 05 de novembro de 2015. Essa tragédia causou danos tanto ambientais quanto patrimoniais, pois destruiu parte do patrimônio histórico, incluindo propriedades tombadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Barra Longa (2015), as maiores perdas foram registradas na Capela de Nossa Senhora da Conceição, situada no povoado do Gesteira, bem inventariado que teve 90% de seu acervo comprometido. Também foram danificados pelos rejeitos de minério:
● Hotel Xavier, que teve a parte inferior e a pintura externa afetadas;
● Residências do Sr. José Lanna, do Sr. Antônio Mariano Trindade e da Senhora Eponina Freitas, que tiveram o seu entorno invadido;
● Conjunto Arquitetônico da Fazenda das Corvinas, que teve parte do conjunto comprometido: duas casas de colono, assim como os bens inseridos em seu entorno, o Rio Gualaxo (que teve seu leito assoreado pela lama) e a ponte que dá acesso à Fazenda (totalmente destruída);
● Conjunto Paisagístico do encontro dos rios Carmo e Gualaxo do Norte, que teve seu leito assoreado pelos rejeitos;
● Igreja Matriz de São José que, devido ao tráfego de caminhões pesados e aglomeração de trabalhadores no seu entorno, sofreu também alguns danos, principalmente no que se refere à pintura externa.
Mesmo diante da extensão do problema causado pela lama que inundou a cidade e destruiu moradias, pastagens, ruas e afetou a fauna e flora da bacia do Rio Gualaxo, percebe-se que o processo de restauração não está sendo realizado de forma integrada, respeitando as normas previstas pelo IEPHA.
Fonte: Stephan; Carneiro; Ribeiro.
FOTOS:
- Imagem: Google Street View
- Imagem: Google Street View
MAIS INFORMAÇÕES:
Stephan; Carneiro; Ribeiro
Prefeitura Municipal
Preciso entrar em contato com vocês , como faço , qual o telefone ?
Boa noite,
Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição.
Os contatos que encontramos online são os seguintes:
Telefone (31) 3877-5498
https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-S%C3%A3o-Jos%C3%A9-de-Barra-Longa-111819363798544/
Atenciosamente,
Equipe iPatrimônio