Belo Horizonte – Presépio de Pipiripau


Imagem: UFMG

O Presépio de Pipiripau, em Belo Horizonte-MG, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Presépio de Pipiripau
Localização: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – R. Gustavo da Silveira, nº 1035 – Bairro Santa Inês – Belo Horizonte-MG
Número do Processo: 1115-T-1984
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 88, de 19/07/1984

Descrição: Confeccionado ao longo dos anos pelo artesão Raimundo Machado de Azeredo, mineiro de Matozinhos, nascido em 1894 e até hoje seu conservador, destaca-se aquele presépio por sua beleza e originalidade, podendo-se mesmo afirmar tratar-se de obra de arte popular de excepcional importância, que faz reviver no Estado a significativa tradição católica das festas populares natalinas.
Julgamos oportuno registrar que a engenhosidade de seu criador, ao confeccionar aquele presépio, inovou a tradição local, dotando-o de movimento, o que leva-nos a caracterizá-lo como obra de arte cinética e que, portanto, exige para sua total fruição visual, preferencialmente, a presença do espectador ou então sua documentação cinematográfica ou por televisão.
Fonte: Iphan.

Descrição: O Presépio do Pipiripau, criado pelo artesão Raimundo Machado Azevedo, em 1906, foi doado à UFMG em 1976 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1984. O Presépio é composto por cenas móveis que narram do nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo, com 580 figuras móveis, 45 cenas. O mecanismo de funcionamento do Presépio é ligado aos sábados e domingos.
Fonte: UFMG.

VÍDEOS:

Fonte: TV UFMG.

Fonte: TV UFMG.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Prefeitura
UFMG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *