Brás Pires – Oratório da Fazenda de São Domingos
O Oratório da Fazenda de São Domingos foi tombado pela Prefeitura Municipal de Brás Pires-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Brás Pires-MG
Nome atribuído: Oratório
Outros Nomes: Oratório da Fazenda de São Domingos
Localização: Fazenda de São Domingos – Brás Pires-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 005/2003
Descrição: A história da formação do município de Brás Pires se vincula ao processo primitivo de povoamento do território do atual estado de Minas Gerais. Em finais do século XVII, a descoberta do ouro provocou um afluxo populacional para o interior da América Portuguesa, o que possibilitou a ocupação territorial.
Assim, foi por volta do ano de 1734 que o Capitão Brás Pires Farinho, descendente de portugueses e morador da freguesia de Guarapiranga (atual município de Piranga), chegou à região do município que hoje tem seu nome. Conta a lenda que Brás Pires, após desavenças com poderosos em Guarapiranga, desceu o rio Piranga até encontrar o Xopotó, seu principal afluente. Subiu pelas margens desse afluente até chegar num local adequado em que pudesse estabelecer roças e assim prover sua subsistência. Fixou-se então, às margens do rio Xopotó e casou-se pela segunda vez com uma índia, cujo nome cristão era Sebastiana Cardoso. Com ela constituiu numerosa família. Construiu também uma capela, e ao seu redor formou-se o arraial de Brás Pires.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal