Brasília – Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira


Imagem: Divisão de Cultura do Município de Caetité

Anísio Teixeira foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro, que propôs uma filosofia educacional revolucionária entre os anos de 1920 e 1960, que perdura até hoje.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira
Localização: Brasília-DF
Decreto de Registro: Decreto nº 28.093, de 04/07/2007, DODF nº 128, de 05/07/07, p. 6
Livro de Registro dos Saberes

Descrição: Considerando a atuação de Anísio Teixeira como grande expoente do movimento educacional e renovador brasileiro. Considerando a obra de Anísio Teixeira, marco de uma nova concepção de educação, geradora de uma filosofia educacional revolucionária entre os anos de 1920 e 1960, que perdura até hoje. Considerando a importância de Anísio Teixeira na reconstrução da educação nacional. Considerando o exemplo de homem público, de administrador, de filósofo da educação, de pensador e de educador. Considerando a importância do Plano de Construções Escolares de Brasília, elaborado e implantado por Anísio Teixeira. Considerando, ainda, a atuação de Anísio Teixeira como mentor e reitor da Universidade de Brasília.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. […]
Fonte: Wikipedia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Heloisa Occhiuze dos Santos
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.