Brodowski – Conjunto da Estação Ferroviária


Imagem: Condephaat

O Conjunto da Estação Ferroviária de Brodowski-SP foi tombado por seu valor cultural para o Estado.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Conjunto da Estação Ferroviária de Brodowski
Localização: Perímetro: Inicia junto à esquina sul da Rua Carlos Gomes com José Branco, seguindo por esta via no sentido sudeste, cruzando a Av. Rio Branco; deflete a sudoeste na Rua Floriano Peixoto; deflete a noroeste na Rua Marechal Deodoro, contornando o canteiro adjacente ao Armazém; deflete a nordeste na Rua Carlos Gomes e segue até o ponto inicial, conformando o perímetro – Brodowski-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 65351/11
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° SC-43, de 19/12/2019 – publicada no DOE de 21/12/2019, p. 79

Descrição: O Conjunto da Estação Ferroviária de Brodowski possui estreita e especial relação com a Casa Portinari, formando uma paisagem cultural histórica que ilustra e explica a formação e a obra do artista, se configurando em referência material do imaginário da sua produção artística.
Fonte: Condephaat.

Estações ferroviárias foram marcos na paisagem de muitas cidades. Mais que isso, foram os pontos centrais da vida social e comercial das comunidades do estado de São Paulo, de outros estados das regiões Sudeste e Sul do Brasil e de vários outros países. Muitas perderam o uso original e a interação com a população pela extinção de linhas férreas, porém sempre serão testemunhos dos transportes ferroviários e da história geral, que devem ser preservados com significados. Novos usos devem contemplar a conservação das edificações com integridade e, ao mesmo tempo, resguardar e divulgar a memória do uso original com ações de preservação de herança para fomentar o conhecimento histórico.

A estação Brodowski, inaugurada em 1894, é patrimônio histórico e importante referência da memória local e regional, contribuindo com o senso de lugar da comunidade. Encontra-se preservada com bom grau de integridade e com possibilidades de recuperação de características encobertas por intervenções. Pode ser incluída entre as poucas estações da antiga Companhia Mogiana que atualmente recebem atenção de preservação.

Significado histórico: Foi parte do desenvolvimento dos serviços de transporte iniciados no século XIX, do ciclo do café, incluindo a imigração de europeus, especialmente italianos, na região nordeste do estado de São Paulo, e do surgimento da cidade de Brodowski, que teve sua urbanização inicial planejada.

Significado associativo: É herança da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, uma das grandes companhias ferroviárias paulistas que tiveram atividades entre 1870 e 1970, e está diretamente relacionada ao modo de vida na pequena cidade que originou, modo que influenciou e foi representado na obra do artista Candido Portinari.

Significado estético: Reflete a opção arquitetônica da Companhia Mogiana de 1875 a 1920, com influência inglesa, linhas de inspiração industrial, tijolos aparentes e elementos decorativos sóbrios nas janelas e cobertura.
Fonte: www.museucasadeportinari.org.br

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.