Caçapava do Sul – Casa de Ulhôa Cintra


Imagem: Rafael Teixeira Chaves

Da Casa de Ulhôa Cintra os revoltosos da Revolução Farroupilha despachavam. Caçapava do Sul foi segunda capital do Governo da República Riograndense, em 1838.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Casa de Ulhôa Cintra
Localização: R. 7 de Setembro, nº 521, esquina com R. Borges de Medeiros – Caçapava do Sul-RS
Número do Processo: 927-11.00-SEDAC/91-9
Portaria de Tombamento: 05/94
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 76, de 16/08/1994
Publicação no Diário Oficial: 28/02/1994
Uso Atual: FEMAPRO-Feira Municipal de Artesanatos Produtos

Descrição: No período da Revolução Farroupilha, a cidade de Caçapava do Sul tornou-se a segunda capital do Governo da República Riograndense, em 1838.
De Caçapava, mais precisamente da atual Rua Sete de Setembro, esquina com Borges de Medeiros, casa de José Pinheiro de Ulhoa Cintra, os revoltosos despachavam. No local funcionava, além de todo o Ministério Republicano, a tipografia do jornal oficial da revolução, “”O Povo””. Desse local foram impressos 116 dos 160 números do referido jornal. Os Farroupilhas deram ao prédio o nome de “”Casa de Reunião””.
Depois de cessados os combates revolucionários, a casa foi residência do ex-ministro Ulhoa Cintra e sua família. Mais tarde foi utilizada, também, para a exibição de filmes. Houve uma sucessão de proprietários, entre eles Percival Antunes, que a adquiriu e restaurou sem alterar as suas linhas arquitetônicas originais.
A casa é térrea, situada em esquina, construída sobre o alinhamento dos passeios públicos, com planta retangular. Possui cobertura em quatro águas com telha capa-e-canal, telhado galbado com beiral e cimalha. As aberturas apresentam verga em arco abatido, com cercadura. É um exemplar da arquitetura colonial luso-brasileira, característica do período situado entre 1800 e 1850.
Fonte: IPHAE

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.