Cariacica – Festas juninas
As Festas juninas foram registradas pela Prefeitura Municipal de Cariacica-ES por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Cariacica-ES
Nome Atribuído: Festas juninas
Localização: Cariacica-ES
Bem de natureza imaterial
Descrição: As comemorações juninas se originaram de costumes difundidos entre os povos arianos e os romanos, na Antiguidade. Naquela época, essas festas eram consideradas parte dos rituais de celebração da passagem para o verão (inverno no Hemisfério Sul) no continente, cuja população rural promovia as festas para afastar os espíritos maus que provocavam a esterilidade da terra, as pestes nos cereais e as estiagens. Como todas as festividades pagãs, no decorrer da Idade Média a festa foi cristianizada e a Igreja Católica deu-lhe como padroeiros os santos, cujas datas hagiográficas localizam-se na época da mudança de estação: Santo Antônio, São João e São Pedro. Os rituais ligados ao fogo (balões, fogueira, foguetes) também ganharam outra significação. De acordo com o que se acreditava, passaram a ter a finalidade de afugentar os demônios. Na Península Ibérica acabou se tornando uma das mais antigas e populares tradições da religiosidade popular (Araújo, 1957; 1973).
Talvez por isso, a introdução das festas juninas em nosso país também seja bastante antiga, aparecendo desde o início de nossa história, no século XVI. De acordo com Câmara Cascudo (1972), citando um depoimento do padre Fernão Cardim, de 1583, essa já era a festividade mais popular, entre as introduzidas pelos portugueses em Pindorama.
Além disso, testemunhas do século XVII informam sobre a grande popularidade da festa naquela época. Esse estudioso de nossa cultura confirma que as cerimônias e crendices que acompanhavam as festas de antigamente eram reminiscências de rituais muito antigos. Os pesquisadores concordam que a comemoração, com o passar dos anos, ganhou um caráter de festividade própria da zona rural. Afirmam que, realmente, eram nos bairros rurais onde se realizavam as festas mais animadas, sempre envolvidas por uma profunda devoção pelos três santos homenageados.
Em Cariacica não é diferente. A maior parte territorial de nosso município é definida como rural e os chamados “arraiás” são representativos da cultura da população do campo, que mantém viva sua tradição de acender fogueiras, realizar quadrilhas e outros elementos característicos dessa festividade. Também existem vários hibridismos aos modos tradicionais de realização do folguedo com rearranjos nas músicas, comidas, brincadeiras e formas de dançar, porém o enfoque cultural persiste como elemento fundante e estruturante.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
–