Carmo do Rio Claro – Serra da Tormenta


Imagem: Okara

A Serra da Tormenta foi tombada pela Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro-MG
Nome atribuído: Serra da Tormenta (556,47 ha)
Outros Nomes: Conjunto Paisagístico da Serra da Tormenta
Localização: Carmo do Rio Claro-MG
Decreto de Tombamento: Edital COMPAC de 27-11- 2015

Descrição: A Serra da Tormenta é uma elevação montanhosa de 1 287 m de altitude situada no município de Carmo do Rio Claro, no sul/sudeste do estado de Minas Gerais.
O caminho até o cume pode ser feito de carro, motocicleta ou a pé, o que é mais comum entre os carmelitanos que residem por lá. Durante o percurso até o topo pode-se observar diversos elementos da paisagem, uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) e um pequeno ponto de energia elétrica, além de uma vista panorâmica da cidade de Carmo do Rio Claro e até de cidades vizinhas, como Conceição da Aparecida e Alpinópolis. No topo, existe uma pequena capela, além de muitas torres e antenas para transmissão de televisão e rádio.
A geologia da Serra da Tormenta é formada por quartzitos, metaxistos e meta-conglomerados. A Serra da Tormenta tem uma rampa natural muito usada por praticantes de vôo-livre,considerada uma das melhores do Brasil para prática do esporte.Esta rampa já foi palco de vários campeonatos paulista e brasileiro.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: Os primitivos habitantes das terras do atual Município de Carmo do Rio Claro, foram indígenas das tribos cataguazes e tupis-guaranis, predominando os primeiros. Os desbravadores foram os bandeirante José Barbosa de Arruda e Domingos Ferreira de Avelar, provavelmente, remanescentes da bandeira de Lourenço Castanho fundadores do núcleo populacional, origem da atual cidade.
A expansão da comunidade está relacionada à fertilidade do solo, propício, tanto ao incremento das lavouras quanto à criação do gado. Relatos antigos dizem que José Joaquim Santana, aqui aportando nos primórdios do arraial da fazenda Trombucas, auxiliado pro moradores do nascente povoado, erigiu uma pequena capela de pau-a­pique, coberta de palha, exatamente onde está hoje a Matriz da Cidade. Graças às férteis terras, o aglomerado evoluiu com sucessivas sub-divisões das propriedades agrícolas, surgindo novas fazenda e tornando-se o binômio agricultura e pecuária, esteio da riqueza do município.
O topônimo é homenagem à Padroeira Nossa Senhora do Carmo e ao rio de águas cristalinas que banhava o arraial, o rio Sapucaí.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *