Caruaru – Rádio Difusora


Imagem: Google Street View

A Rádio Difusora, em Caruaru-PE, foi tombada por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Rádio Difusora de Caruaru
Localização: Av. Agamenon Magalhães, nº 444 – Maurício de Nassau – Caruaru-PE
Região: RD 08 – Agreste Central
Nível de Proteção: Tombado
Número: 13
Número do Processo: 2362
Uso Atual: Shopping Center e Empresarial Difusora

Descrição: Em uma manhã do dia 06/09/1951, às 11h 30min, o Bispo Diocesano Dom Paulo Hipólito de Souza Libório abençoou as instalações da ZYK 22 – Rádio Difusora de Caruaru, que tinha o slogan “Pernambuco falando para o Nordeste”.
A primeira rádio de Caruaru iniciou uma vasta e bem elaborada programação, com a apresentação do Hino Nacional, que ecoou pelos ares caruaruenses exatamente ao meio dia, executado pela Orquestra da Rádio Jornal do Commercio.
A programação festiva continuou com uma seleção musical até às 20 horas, quando foram iniciados os discursos das autoridades para em seguida, acontecer um animado programa de auditório, com uma seleta plateia, que estava vestida a caráter: smoking para os homens e vestido longo para as damas. Após o programa, realizou-se no Clube Intermunicipal um baile encerrando as comemorações.
Desta data em diante, a Rádio Difusora de Caruaru passou a fazer parte da rotina diária dos caruaruenses.
Na década de 1990, a empresa Jornal do Commercio promoveu profundas modificações estruturais nas suas emissoras. A Rádio Difusora de Caruaru passou a se chamar Rádio Jornal do Commercio e mudou de endereço. Atualmente está com os estúdios em instalações modernas, na BR 104, próximo ao Terminal Rodoviário. O histórico prédio da Avenida Agamenon Magalhães foi desativado e colocado à venda. A sociedade caruaruense se mobilizou para salvar o imóvel considerado patrimônio histórico sentimental da cidade. O prédio foi comprado e restaurado, transformando-se em um espaço cultural que faz parte do Shopping Center e Empresarial Difusora.
Fonte: IBGE.

Observação: O bem tombado da Rádio Difusora de Caruaru é o edifício mais baixo, em frente à construção nova do shopping.
Fonte: Equipe iPatrimônio.

FOTOS:


Comentários

  1. jose azevedo filho |

    Sou de caruaru e atualmente moro em Itabuna Bahia mais acompanhei por muito anos ate os dezessete anos quando vim com minha familia para a Bahia pois nasci em 49 e caruaru ja era pujante com a maior feira de todo o mundo e ainda continua sendo apesar de haver mudado de local pois na minha epoca era na rua do comercio onde as maiores festas aconteciam como natal com o maior pastoril do mundo sempre disputado entre os partidos azul e vermelho e eu era partido azul sempre sinto muitas saudades desse tempo pois tive uma juventude muito bacana e pacata com festas maravilhosas principalmente nas famosas tardes de domingo nos clubes da cidade boa noite

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.