Chapada do Norte – Prefeitura Velha
A Prefeitura Velha de Chapada do Norte-MG atualmente sedia a Biblioteca Pública Municipal Mestra Corina Badaró.
Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha-MG
Nome atribuído: Prefeitura Velha
Outros Nomes: Casarão da Profa. Corina Badaró
Localização: R. Manoel Bento Machado, n° 216 – Chapada do Norte-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 006/2007
Descrição: O atrativo está localizado no primeiro pavimento do prédio da Secretaria Municipal de Educação de Chapada do Norte e próximo da Capela de Nossa Senhora da Saúde. Instituição permanente, pública, aberta à visitação, que apresente coleções de livros e documentos com a finalidade de facultar a leitura, a pesquisa e o estudo. A Biblioteca Pública Municipal, com o nome de Mestra Corina Badaró, homenagem a uma das primeiras professoras da cidade. Destinada à atividades de pesquisa, leitura e estudo. Possui acervo próprio e oferece o serviço de empréstimo de livros. O prédio da Biblioteca foi construído em estilo colonial para valorização do patrimônio arquitetônico histórico da Cidade de Chapada do Norte.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
Histórico do município: Situada no Alto Vale do Jequitinhonha,nordeste de Minas, com uma área de 828 Km². Chapada do Norte faz divisa com Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, José Gonçaleves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Berilo e Novo Cruzeiro.
Os Primeiros habitantes do município foram os bandeirantes paulistas, comandados por Sebastião Leme do Prado , devido a descoberta e exploração de ouro à margem do rio Capivari, por volta de 1728. Com a decadência das lavras de Minas Novas, por volta do ano 1743, faltou víveres para a alimentação dos habitantes da região. E a escassez de comida atingiu com mais intensidade os escravos que , além da falta de alimentação recebia maus tratos e castigos dos capitães do mato. Por esse motivo grande parte deles fugiram, formando Quilombos nos lugares denominados Macuco, Bandeirinha e Bandeira Grande.
A perseguição a esses escravos foi constante, então eles se afugentaram para as bandas do rio Capivari, num local assentado na ponta de um espigão bem próximo ao rio. Ali encontraram grande quantidade de ouro e a partir dai fundaram a primitiva povoação de Santa Cruz da Chapada, foi ela extinta e posteriormente restaurada em 1850. Subordinada a capitania da Bahia, administrativamente e militarmente desde 1729, passa mais tarde a integrar o território de Minas Gerais, devido aos problemas gerados pelas extrações diamantíferas.
Com a ocupação da terra pelos escravos, o povoado cresceu rapidamente e ainda hoje a maioria de seus habitantes é de raça negra.
Segundo o historiador Pizarro , dois povoados denominados Paiol e Itaipaba que se formaram por volta de 1728, quando se repartiu o ribeirão Bom Sucesso (atual Minas Novas), deram origem a Chapada do Norte.Gentílico: ChapadenseFormação AdministrativaPovoado criado com a denominação de Santa Cruz da Chapada, subordinado ao município de Minas Novas.
Com a lei estadual 2.764 de 30 de Dezembro de 1962 foi desmembrado do município de Minas Novas e a sua instalação se deu em 1° de Março de 1963 passando a se chamar Chapada do Norte.
O município de Chapada do Norte possui 4 distritos que são: Distrito de Granjas do Norte criado pela lei municipal n° 673 de 1995, no distrito de São Sebastião da Boa Vista criado pela lei municipal n° 674 de 1995, Cachoeira do Norte criado pela lei n°675 de 1955 e o distrito de Santa Rita do Araçuai criado pela lei n° 676 de 1995.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais