Chapada Gaúcha – Terno de Folia de Vereda Dantas


O Terno de Folia de Vereda Dantas, de Chapada Gaúcha-MG, foi registrado por sua importância cultural para o Estado. Faz parte do conjunto das Folias de Minas.

IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: As Folias de Minas
Outros Nomes: Folias de Reis
Resolução de Tombamento: 06/01/2017
Nome conforme cadastrado no IEPHA: Terno de Folia de Vereda Dantas
Número do cadastro no IEPHA: 243
Localização: Comunidade Rural – Chapada Gaúcha-MG
Devoção: Santos Reis
Número aproximado de integrantes: 14
Integrantes / Personagens: Reis
Instrumentos: Viola, Violão, Cavaquinho, Sanfona, Caixa (Tambor), Pandeiro
Giro / Jornada / Itinerário: De 31 de Dezembro a 06 de Janeiro
Lista das Folias de Minas (dezembro 2020)

Descrição: Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.
Fonte: Iepha.

CONJUNTO:
Minas Gerais – As Folias de Minas

MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Iepha
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.