Conceição da Barra – Igreja de Conceição da Barra


Imagem: Secult-ES

A Igreja de Conceição da Barra teve origem em uma capela do começo do século XIX. Sua construção remonta ao ano de 1812.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Igreja de Conceição da Barra
Localização: R. Alvimar Silva, nº 1 – Centro – Viana-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Descrição: Patrimônio cultural, no núcleo histórico de Conceição da Barra, que representa um dos primeiros locais desbravados por colonos portugueses em terras capixabas.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: “A Igreja de Nossa Senhora da Conceição teve origem em uma capela do começo do século XIX. Sua construção remonta ao ano de 1812. Por possuir pia batismal e cemitério, a igreja foi elevada à condição de paróquia em 1831. Sobre sua arquitetura, pode-se dizer que revela traços do período do Brasil colônia, com sugestões de possíveis elementos de estilos vindouros, como o Ecletismo e o Art Nouveau. Diante da Igreja havia um largo que lhe servia de adro, cujo desenvolvimento no decurso do tempo esboçou aquela que hoje é a Praça Prefeito José Luiz da Costa. Sendo assim tão ligadas, Igreja e Praça, seu conjunto arquitetônico circunvizinho foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura por meio da Resolução 002/2013”, explicou o secretário da Cultura, João Gualberto.
O projeto de restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra, foi entregue ao pároco da cidade, padre Deucy Correa, na manhã desta quinta-feira (29), durante a missa em comemoração ao Dia de São Pedro, padroeiro do município. A entrega do projeto foi realizada pelo gerente de patrimônio histórico da Secretaria de Estado da Cultura, Rodrigo Zotelli, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e contou com a participação do prefeito da cidade, Francisco Vervloet. Em 2016, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Sincades, contratou a elaboração dos projetos de restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, imóvel tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em janeiro de 2013.
Fonte: Secult-ES.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Secult-ES
Rede Social
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.