Conceição dos Ouros – Cine Ouros


Imagem: Google Street View

O Cine Ouros foi tombado pela Prefeitura Municipal de Conceição dos Ouros-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Conceição dos Ouros-MG
Nome atribuído: Cine Ouros
Outros Nomes: Antigo Cinema
Localização: Av. Cel. Domingos Rosa, nº 45 – Centro – Conceição dos Ouros-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 794/2007
Uso Atual: Espaço Cultural Geraldo Rosa

Histórico do município: O nome do município lembra o ouro de aluvião encontrado por bandeirantes paulistas num afluente do Sapucaí-mirim, batizado de Ribeirão dos Ouros. Achados arqueológicos em Conceição dos Ouros permitem afirmar que o local já era habitado por índios Tupis guaranis pelo menos há 200 anos antes do descobrimento do Brasil.
As famílias pioneiras de Conceição dos Ouros se instalaram na fazenda das Dores, no início do século 19. O Oratório existente na fazenda não apresentava movimento regular, obrigando os fiéis a frequentar a igreja de Pouso Alegre. A situação já durava vários anos, quando o morador Félix da Motta Paes doou um terreno de doze alqueires na “Barra dos Ouros” – confluência do rio Sapucaí-mirim com o Ribeirão dos Ouros – e ali construiu uma capela modesta e provisória. A escritura de doação do terreno foi assinada aos 24 de abril de 1854 e em dezembro do mesmo ano o Padre João Dias de Quadros Aranha celebrou a primeira missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição dos Ouros.
O povoado em torno da capela se desenvolveu rapidamente e em 14 de março de 1860, Conceição dos Ouros foi elevada a Distrito de Paz. A população sentiu necessidade de construir uma capela maior. E novamente sob a liderança do Major Félix da Motta Paes, novo templo foi erguido com sólidas paredes de “taipa pilão” de mais de um metro de largura, em estilo simples, sem torres. A fachada principal da igreja voltava-se para o leste, – direção da fazenda do doador das terras do patrimônio, conforme seu desejo.
Em 29 de março de 1862, a Capela foi declarada Curato, isto é, dirigida por um cura ou padre. A 02 de janeiro de 1866, Ouros tornou-se Distrito de Pouso Alegre e a 26 de junho do mesmo ano, transformou-se em Freguesia ou paróquia. Finalmente, aos seis de agosto de 1948, foi aprovada a Emancipação Política de Conceição dos Ouros. A Lei Estadual nº 336 que concedeu a emancipação foi promulgada em 27 de dezembro de 1948 e a instalação do município se deu no dia 1º de janeiro de 1949.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *