O Linguajar Cuiabano, na cidade de Cuiabá-MT, foi registrado por sua importância cultural.
SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Registro do Linguajar Cuiabano – Cuiabá
Localização: Estado de Mato Grosso
Resolução de Tombamento: Portaria n° 017/2013, de 21/4/2013
Descrição: Cabe aqui ressaltar que uma das características fonéticas dessa língua é a troca da consoante „L‟ por „R‟ „R‟. Mas essa característica é apresentada como um traço do falar cuiabano assim como o „encomprida mento‟ das vogais tônicas, herança do povo bororo com entonações feitas de forma enfática.
[…]
Hoje, muito dos falares cuiabanos com seus respectivos sotaques caíram em desuso por muitos dos seus habitantes, permanecendo somente com o povo mais antigo e moradores ribeirinhos, que tentam a todo custo preservar um pouquinho da sua história, mostrando seu linguajar carregado de sotaque.
Vale lembrar sobre a importância em se valorizar o linguajar desse povo, como meio de preservação da sua cultura, pois é nos estilos dessa linguajem, que encontramos o colonial, o neoclássico e o eclético perfeitamente embutidos em sua cultura e na forma de se expressarem.
Com o passar dos anos, a cidade foi se transformando, muitos dos seus casarões foram derrubados e o surgimento de novos prédios é visível.
De acordo com isso, estudiosos não conseguem afirmar com certeza se Cuiabá é uma cidade colonial ou se transformou em uma cidade moderna.
Fonte: Cristina Martins e Martins.
MAIS INFORMAÇÕES:
Dicionário cuiabano
Cristina Martins e Martins