Dom Aquino – Folias de Reis


Imagem: Prefeitura Municipal

As Folias de Reis, na cidade de Dom Aquino-MT, foram registradas por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Registro das Folias de Reis – Dom Aquino
Localização: Dom Aquino-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 021/2014, de 4/4/2014
Livro de Registro das Celebrações

Descrição: As Folias de Reis é uma das festas mais emblemáticas do país. Em Dom Aquino a primeira companhia foi fundada no ano de 1962. Nelas, os foliões vivenciam a passagem bíblica na qual Jesus recebeu a visita dos três “Reis Magos” no dia 06 de janeiro. Durante esse período, os festejos de Natal são comemorados por grupos que visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo.
s grupos das folias de reis são formados pelo mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Além disso, ocorrem desfiles pelas ruas dos grupos dedicados ao festejo. Eles usam fantasias coloridas, tocam músicas típicas com diversos instrumentos (violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.) e dançam.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Tudo começou por volta de 1920 com a instalação de garimpeiros procedentes de Poxoréu, os quais abriram garimpos em Pombas, Coronel Ponce e iniciaram a povoação do atual município de Dom Aquino.
A primeira denominação da localidade foi Mutum, nome derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos – os mutuns. O nome foi primeiramente dado a um córrego e depois à corrutela.
O município de Mutum foi criado pela lei estadual nº 1.196, de 22 de dezembro de 1958. Com esta denominação passou à história mato-grossense.
A lei estadual nº 2.492, de 24 de setembro de 1965, de autoria do deputado Walderson Coelho, determinou a alteração do nome do município de Mutum para Dom Aquino. Alguns segmentos da sociedade local relutaram na troca do nome. Afinal, desde o surgimento do primeiro núcleo de povoamento, a localidade teve o nome de Mutum. Com o tempo a comunidade passou a aceitar o novo termo.
O nome da cidade é homenagem a D. Francisco de Aquino Corrêa, que foi Arcebispo de Cuiabá e governante de Mato Grosso.
Dom Aquino nasceu em Cuiabá, em 1885, e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *