Dom Silvério – Festa de Nossa Senhora da Saúde


Imagem: Prefeitura Municipal

A Festa de Nossa Senhora da Saúde foi registrada pela Prefeitura Municipal de Dom Silvério-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Dona Euzébia-MG
Nome atribuído: Festa de Nossa Senhora da Saúde
Outros Nomes: Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora da Saúde
Localização: Santuário e seu entorno e várias ruas da Sede do município – Dom Silvério-MG
Decreto de Tombamento: I. 01/2011

Descrição: De 31 de julho a 15 de agosto a terra de Nossa Senhora da Saúde viveu momentos de celebração da fé de seus devotos no Jubileu Perpétuo da mãe de Jesus.
As coroações que antecederam as celebrações eucarísticas desta quinzena já são bem tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Dom Silvério. Elas são organizadas com tamanho zelo para homenagear a Padroeira com a coroação de crianças, alunos de escola, Apaeanos, grávidas, idosos e devotos.
E como acontece em todas as Quinzenas, no dia 14 de agosto a procissão rememorando o trajeto da chegada da Imagem da Virgem da Saúde a este chão. Saindo do local onde se deu a origem da primeira presença de colonização em nossa cidade, o “Circuito”, em direção ao Santuário, acompanha do Congado, da Corporação Musical Padre Felisberto e recebendo dos moradores homenagens pelo trajeto através de tapetes ornamentais nas ruas, luminárias, flores, velas e fogos. A Imagem de Nossa Senhora da Saúde foi recebida no Santuário pela violinista xxx Corsini. Também neste dia aconteceram,durante a cerimônia, homenagens ao Padre Francisco Xavier Gomes, autor da missa cantada (Missa de Nossa Senhora da Assunção) pelo coral Nossa Senhora da Saúde e sob a regência do maestro Antonio Carlos (Tuca) , e, após a missa levantamento de mastro.
Com a cidade já tomada pelos romeiros vindos de toda região que aqui vieram pagar promessas e pedir Graças numa emocionante demonstração de fé na milagrosa Nossa Senhora da Saúde, a terra de Nossa Senhora da Saúde celebra sua origem e sua história.
O dia 15 de agosto, destinado a homenagear a Padroeira da cidade de Dom Silvério, foi um dia de festas, de louvores e de fé… muita fé. Com missas durante todo o dia e que culminou na tradicional procissão percorrendo as ruas da cidade e com queima de fogos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Dom Silvério, cujo nome outrora era Saúde, surgiu de um breve comunicado, datado de 1761, enviado ao Bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, pelo padre José Ferreira de Souza, responsável pela capela então existente no mesmo lugar onde hoje está construída a sua Matriz. O padre comunicava ao bispo que a capela teria a partir de então, o nome de “Nossa Senhora da Saúde”. Era a certidão de nascimento e batismo. Era o começo da existência de um povoação que até então, não existia. Era uma simples capela em torno da qual uma aldeia ia nascendo.
A criação do distrito de Saúde foi confirmada pela Lei Estadual Nº 02 de 14 de setembro de 1891, (objeto de Lei Nº 2.941 de 01 de dezembro de 1873) e em 07 de setembro de 1927, pela Lei Nº 843, Saúde passa a estar sob a jurisdição de Alvinópolis.
Finalmente, em 17 de dezembro de 1938, através do Decreto Estadual nº 148, o Distrito foi desmembrado de Alvinópolis e elevado a município, sendo determinado que Saúde passaria a se chamar Dom Silvério, em homenagem ao membro da Academia Brasileira de Letras e primeiro Arcebispo de Mariana e do Brasil, Dom Silvério Gomes Pimenta. O primeiro prefeito foi Antônio Nunes Pinheiro, que administrou a cidade de 1939 a 1943.
Fonte: Circuito Cultural Vieira Servas.

MAIS INFORMAÇÕES:
Circuito Cultural Vieira Servas
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *